Quantos anos você tem?

Comparar a idade cronológica com a idade que se aparenta ter pode dizer muito sobre nossos hábitos. Um envelhecer saudável é o que todos buscamos e, para isso, temos que desafiar um dos grandes vilões da atualidade: o estresse. Esse desgaste negativo do organismo é um dos causadores do envelhecimento precoce, um processo evidente na pele.

O envelhecimento cutâneo é influenciado por inúmeros fatores. Existem os que envolvem características genéticas da pele (cor, hidratação, oleosidade, hipersensibilidades), fatores extrínsecos ambientais (quantidade de luz incidente, clima, condições do meio) e os ligados ao estilo de vida (qualidade da alimentação, ritmo de atividade e repouso, tabagismo, etilismo e o já citado estresse). A moderna Dermatologia é capaz de atuar nessas questões, atenuando e prevenindo sinais, dentro desse processo biológico inexorável. Porém o estresse, numa escala crescente, muitas vezes impede resultados favoráveis de tecnologias e procedimentos dedicados à pele.

Além de incluir hábitos saudáveis no estilo de vida, a cultura de prevenir danos deve ser difundida. A falta de tempo, muitas vezes apontada como causadora do estresse, faz com que também se adie consultas preventivas. Com frequência o Dermatologista recebe pacientes de mais de 60 anos debutando nessa especialidade, “e eu só marquei consulta porque apareceu esta mancha”. A visita ao médico que cuida da pele deve ser realizada o quanto antes, para aprender a proteger a pele das agressões do meio, retardando sinais do tempo e evitando lesões sugestivas de malignidade.

Assim, é muito importante praticar intervenções redutoras do estresse o máximo possível, porque o que se passa no nível celular sob ação do estresse não é favorável para a saúde a longo prazo. Não adie cuidar da pele e de toda saúde – seja feliz por completo. Quando as pessoas se surpreendem com o aspecto mais jovem de alguém com mais idade é porque estão acostumadas com o desgaste prematuro. Na verdade, deveriam surpreender-se com o fato de alguém mostrar mais idade do que tem. Qual a versão que seu espelho revela?

Dra. Cíntia Marchi Bicudo
Dermatologista Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Especialista em Cirurgia Dermatológica e Tricologia

Similar Posts

%d bloggers like this: