Votuporanga é certificada na segunda fase do Município Verde Azul

Na última sexta-feira (22/09) foi anunciado os municípios que foram certificados na segunda fase do  Município Verde Azul. Votuporanga ficou na 59ª posição entre os 106 classificados. Fernandópolis, cidade vizinha, ficou em 1º Lugar.

Nova Formatação

O Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Antonio Alberto Casali, ressaltou que esse novo formato do Município Verde Azul, além de exigir novos critérios de forma mais rigorosa, permite que os municípios possam refletir e agir de maneira mais consciente. Quem ganha com isso é o meio ambiente e o futuro do país. “Ao permitir que entre uma etapa e outra do programa, o município possa alterar alguma ação que esteja sendo elaborada, além de estimular maior competitividade, faz com que as cidades estejam ainda mais preparadas e adequadas com suas políticas ambientais “, afirmou.

Sobre o Programa Município Verde Azul

O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop). 

Este ano, serão destinados R$ 15 milhões ao programa, dez vezes mais do que o valor disponibilizado em 2016. Os recursos serão divididos para os municípios que forem pontuados na Classificação Final do PMVA e investidos em equipamentos para controle e adequação de aterros sanitários, como pá carregadeiras, retroescavadeiras, caminhões compactadores e caminhões de coleta seletiva. Parte do dinheiro também será utilizado para melhorar ainda mais a coleta seletiva, aquisição de caminhões e na melhoria dos Ecotudos, por exemplo.

O resultado da 3ª etapa será divulgado em dezembro, ainda sem data definida.

Similar Posts

%d bloggers like this: