Mutirão de limpeza e saúde avança em Rio Preto

O Mutirão da Limpeza e da Saúde já recolheu mais de 3 mil toneladas de lixo e entulhos jogados irregularmente nas ruas e avenidas da cidade.

De acordo com o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, do dia 3 de janeiro, data do lançamento do mutirão, até hoje, quarta-feira(17), o peso total de material retirado dos locais públicos pelas equipes da Faxina Urbana já soma 3.632 toneladas.

As secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Gerais estão fazendo a fiscalização da contagem diária de todo o lixo recolhido pela empresa contratada para realizar a faxina urbana. Os fiscais também estão acompanhando o serviço de roçada nos bairros e avenidas de Rio Preto.

A secretaria de Saúde informou que até o momento cerca de cinco mil imóveis já foram visitados e trabalhados pelos agentes se saúde dando orientações aos moradores sobre criadouros do mosquito da dengue e atitudes para evitar a proliferação de escorpiões. Segundo Abner Alves, gerente da Vigilância  Ambiental outros 6(seis) imóveis de risco sanitário com acumulação de materiais  que estavam servindo de criadouros de pragas urbanas, inclusive escorpiões.

De acordo com a secretária de Habitação Fabiana Zanquetta, uma reunião com proprietários e diretores de imobiliárias deverá acontecer nos próximos dias. “O objetivo é realizarmos uma ação conjunta entre a prefeitura e as administradoras para, para com ajuda da secretaria de Serviços Gerais fazermos uma limpeza dos endereços fechados administrados por essas imobiliárias”, disse Fabiana.

A prefeitura reforça o pedido de ajuda da população para denunciar os descartes irregulares de lixo em locais proibidos. “Todos nós podemos ajudar jogando lixo no local certo que são os pontos de apoio. Podemos ainda contribuir para a limpeza da cidade fazendo a denúncia pelo telefone 153, da Guarda Municipal, e principalmente tirando fotos das placas dos veículos que estiverem fazendo o descarte de lixo e entulho em locais proibidos como ruas e avenidas dos bairros da cidade e encaminhando para a Guarda Civil Municipal”, ressalta o secretário Ulisses Ramalho.

Nesta terça-feira (16) a equipe do mutirão realizou a faxina no bairro Lealdade e Amizade. Mas em menos de 15 horas depois (manhã desta quarta-feira 17) o mesmo local já estava recebendo mais lixo descartado por moradores. Confira o vídeo da Secretaria de Serviços Gerais.

O mutirão já teve início também nas avenidas da região sul, Juscelino Kubitschek e Murchid Homsi. A faxina urbana vai passar por toda a cidade.

Similar Posts

%d bloggers like this: