Lua de domingo será a maior e mais brilhante do ano, confira o melhor horário para ver

A noite do dia 3 para o dia 4 de dezembro registra o melhor momento de todo o ano para observar a Lua: será uma lua cheia aproximadamente 11% maior e 5,5% mais brilhante que uma lua cheia comum. Será a única oportunidade de 2017 para avistar o fenômeno da superlua – mas quem perder agora, poderá ver outra em breve, entre o dia 1 e 2 de janeiro de 2018.

O que é uma superlua?

A superlua é a combinação de dois eventos cósmicos. O primeiro é o momento em que Sol, Terra e Lua estão alinhados de tal maneira que a face lunar esteja completamente iluminada pela luz solar, fenômeno chamado de lua cheia. A superlua também pode acontecer quando a lua está alinhada de maneira oposta, ou seja, do outro lado da Terra, gerando a lua nova.

O segundo é o perigeu (a aproximação máxima da Lua em relação à Terra durante sua rota orbital ou até 90% próxima desse ponto). O termo foi definido pelo astrônomo Richard Nolle em 1979.

Isso ocorre porque assim como a Terra gira em torno do Sol, a Lua gira em torno da Terra. Nesta dança dos astros cósmicos, a distância entre o planeta e o satélite natural aumenta e diminui.

Quando ela está em seu maior pico de distância (aproximadamente 405 mil quilômetros) – e portanto visivelmente menor – dá-se o nome de apogeu, e quando a Lua está o mais perto possível (pouco menos de 360 mil quilômetros) – e portanto visivelmente maior – chamamos de perigeu. A média exata é de 384.402 km dela até nós.

Em dezembro, às 15h47 do dia 3, a Lua entrará em sua fase cheia e nesta noite já poderá ser vista com o disco maior e mais brilhante. Às 8h43 do dia 4, a Lua estará em seu ponto mais próximo à Terra: aproximadamente 357,5 mil km de distância.

Similar Posts

%d bloggers like this: