Instalação da Diocese de Votuporanga e Posse de Dom Moacir completam 1 ano

[sociallocker id=”8362″]Neste domingo, 22 de outubro, a Diocese de Votuporanga completa um ano de instalação e posse do primeiro bispo, Dom Moacir Aparecido de Freitas. A Diocese de Votuporanga foi criada em 20 de julho de 2016 pelo Papa Francisco, sendo desmembrada das Dioceses de São José do Rio Preto e de Jales. A diocese votuporanguense é sufragânea da Arquidiocese de Ribeirão Preto e faz parte do Regional Sul 1 da CNBB. 

A Santa Missa de Instalação da Diocese e posse de Dom Moacir foi realizada no dia 22 de outubro de 2016, sendo presidida pelo Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, e concelebrada por vários padres e bispos, A Sé Catedral ficou completamente lotada de religiosos e leigos, e muitas pessoas assistiram a celebração por telões que foram instalados na praça e na Concha Acústica. A Santa Missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, TV Unifev e pelo site da Catedral. Antes da Missa de Instalação, foi realizada uma celebração de acolhida a Dom Moacir Freitas em Tanabi, primeira cidade da Diocese de Votuporanga no trajeto entre São José do Rio Preto e a sede da diocese. 

Aos poucos a diocese está sendo organizada e os trabalhos pastorais vão sendo realizados. A cúria está instalada no prédio da Secretaria da Paróquia Nossa Aparecida, porém deve ser construída uma sede própria na rua Alagoas, entre as ruas Argentina e Guerche. Deve ser construído um local também para formações e retiros. Em relação a equipe administrativa da Diocese, Dom Moacir nomeou os padres dos principais cargos. O Padre Roberto Bocalete de Américo de Campos é o Chanceler, o Padre Geomar Alves dos Santos da Paróquia Santa Luzia de Votuporanga é o Coordenador de Pastoral e o Padre Carlos Rodrigues dos Santos da Paróquia São Bento de Votuporanga é o Ecônomo. Dom Moacir nomeou o Padre Lorival Angelo Marques de Cosmorama como vigário-geral da diocese. Também foram escolhidos os padres membros do Colégio dos Consultores e assessores dos movimentos e pastorais. 

No trabalho vocacional, foi instalado o Seminário Propedêutico em Nhandeara e alugada uma casa em São José do Rio Preto para o Seminário Maior para os seminaristas de teologia e filosofia que estudam junto com os seminaristas das dioceses de São José do Rio Preto, Jales, Catanduva e Barretos. Em breve serão ordenados os primeiros padres da Diocese de Votuporanga: os diáconos Rafael Vicente de Tanabi e Michel Candeu de Pontes Gestal. Atualmente a diocese conta também com 33 padres diocesanos e um religioso, 4 diáconos permanentes e 4 religiosas. 

A diocese é composta por 28 paróquias localizadas em 25 municípios: Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil, Votuporanga e Zacarias. Para facilitar o trabalho pastoral, a diocese foi dividida em 5 regiões pastorais: Nhandeara, Buritama, Votuporanga, Cosmorama e Riolândia. Nossa diocese abrange uma superfície de 7.694 Km² e segundo o censo de 2010, a população da nova diocese é de 237.380 habitantes.

 
Missa
Para comemorar um ano de instalação da Diocese, uma missa será celebrada neste domingo (22/10), às 19 horas, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. A Missa será presidida por Dom Moacir e co-celebrada pelos padres de Votuporanga e região. [/sociallocker]

Similar Posts

%d bloggers like this: