Escolas municipais de Rio Preto promovem caminhada de conscientização sobre o Aedes

Nesta quinta-feira, 26, as escolas municipais Antonio Teixeira Marques e Oldemar Stobbe promoveram uma caminhada de conscientização para alertar a população sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de dengue, zica, chikungunya e febre amarela. A caminhada organizada pelas duas escolas reuniu 280 estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A ação faz parte das atividades previstas na Semana Nacional de Mobilização, de iniciativa do Governo Federal. O objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de eliminar focos do mosquito, antes do verão, período mais chuvoso do ano. No total, foram mobilizadas 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros da assistência social e 53.356 unidades de saúde.

Em Rio Preto, a mobilização também acontece em igrejas, supermercados e feiras livres e continua na sexta-feira, 27. Na escola municipal Ruy Nazareth, os alunos dos 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental participam de um teatro que aborda a temática da dengue. Já na E.M Lydia Sanfelice, os alunos do 4º ano fazem apresentação de teatro e de flauta. O teatro educativo também estará presente na EM João José Féris.

Nesta semana de mobilização, as ações estão sendo intensificadas em toda a rede municipal de ensino, mas acontecem durante todo o ano, com debates dentro das salas de aula. O objetivo é que os estudantes compartilhem os ensinamentos com a família e coloquem em prática o aprendizado. “A casa da minha avó tem muitas plantas, então sempre que vou observo os pratinhos para ver se tem água parada. Eu já sei que não pode deixar água parada, então sempre jogo fora”, conta a estudante Maria Fernanda Silva, de 10 anos.

Paralelamente à Semana, Rio Preto também está participando da campanha “Todos juntos contra o Aedes”, que está promovendo um mutirão aos sábados para a eliminação de criadouros do mosquito. A ação começou no último sábado, 21, e contou com a participação de 230 agentes de saúde. Foram visitados 5.800 imóveis.

“Mesmo sem a presença da chuva, nós encontramos larvas. Por isso, os cuidados devem continuar. É muito importante que as pessoas se lembrem das práticas como manter o quintal limpo, vistoriar caixas d´água, ralos e vasos de planta, que podem servir de criadouros para o mosquito”, disse o gerente da vigilância ambiental, Abner Alves.

O mutirão continua neste sábado, 27, das 8h às 14h, nas áreas de abrangência das unidades de saúde do São Francisco, Santo Antonio, Vila Mayor, Vetorazzo, Jaguaré, Estoril, Caic e Anchieta. A campanha segue nos dias 11 e 18 de novembro. A expectativa é que sejam vistoriados durante toda a campanha cerca de 20 mil imóveis. 

Similar Posts

%d bloggers like this: