Entenda como as manifestações orais podem ser os primeiros sintomas da Aids

 

O dia Mundial da Luta contra a Aids é celebrado no dia 1° de dezembro. Ela é causada pelo vírus da imunodeficiência humana ainda não possui cura, entretanto, quanto mais rápido ocorrer o tratamento mais serão as expectativas de vida do paciente.

Um dos primeiros sinais da doença acontece através da manifestação bocal, por este motivo é importante procurar um cirurgião-dentista quando ocorre qualquer alteração.

Os problemas bucais em pacientes com HIV/Aids ocorre através da diminuição da imunidade, podem ser infecciosas ou tumores malignos.

O principal problema bucal das pessoas que vivem com HIV / AIDS é o resultado da diminuição da imunidade do paciente. Quase sempre são infecciosos (fungos, vírus e bactérias) ou tumores malignos, à semelhança do que acontece no resto do corpo. Karem Ortega, membro da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), explicou que “Existe uma grande quantidade de doenças oportunistas que podem aparecer na boca, mas elas somente se instalam se o paciente tiver a sua imunidade diminuída”.

A candidíase é um dos sintomas orais mais comuns e é frequentemente referida como “candidíase”. Ocorre devido à proliferação do fungo Candida albicans.

Esse fungo, que existe naturalmente em pessoas saudáveis, cresce de forma descontrolada quando o sistema imunológico está enfraquecido, causando lesões esbranquiçadas na língua e na cavidade oral.

Ocorre também a leucoplasia pilosa, que se caracteriza por manchas brancas nas bordas laterais da língua que não podem ser removidas com uma escova de dentes. A doença gengival também pode afetar pessoas que vivem com o HIV.

Apex Conteúdo Estratégico

Similar Posts

%d bloggers like this: