Após reforma, Caminhão da Saúde reinicia atendimento em Rio Preto

3 minutes, 50 seconds Read

Após reforma de três meses, o Caminhão da Saúde reiniciou os atendimentos nesta quinta-feira, 17, na praça Rui Barbosa. A população realizou testes para HIV, hepatite B e C, sífilis e tomou vacina contra hepatite B. Os resultados dos testes serão informados posteriormente pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

“É importante ressaltar que estas doenças são contagiosas e o modo de transmissão vai desde a relação sexual desprotegida até a ida a salão de beleza, sem utilização de kit individual. Portanto, todas as pessoas que ainda não realizaram o teste podem procurar a unidade, já que é a única maneira de fazer o diagnóstico precoce dessas doenças, que são, em sua maioria, silenciosas”, explica a gerente de DST/AIDS do município, Maria Amélia Zanon Ponce Rocha.

Com a reforma do Caminhão, o espaço físico para atendimento foi ampliado. Agora, são dois consultórios e salas de coletas, que proporcionam ao usuário maior privacidade por possibilitar a entrada e saída em portas distintas. O ambiente também está climatizado, o que melhora o conforto do paciente. A reforma foi feita pelo município, no valor de R$ 183 mil.

A Unidade de Redução de Danos Itinerante (URDI) foi implantada em 2001, como resultado de um termo de cooperação entre a UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) e a coordenação nacional do Departamento de IST/HIV/Aids e hepatites virais, inicialmente como estratégia para redução de danos em usuários de drogas injetáveis, sendo uma das poucas unidades itinerantes de testagem do Brasil.

Atualmente, percorre o município, ofertando os testes de HIV, sífilis e hepatites virais em locais de difícil acesso, como loteamentos irregulares, empresas, universidades, praças, locais estratégicos para acesso a população-chave, realizando uma média mensal de 856 testes. Em 2017, foram realizados 10.273 exames. “A proximidade da unidade com a população garante a ampliação da oferta das ações de testagem, bem como a qualidade dessas ações por meio da escuta qualificada e aconselhamento no pré e pós-teste”, finalizou.

Rede de cuidados do município inclui Complexo

Além do Caminhão da Saúde, a rede de cuidados em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV/AIDS e hepatites virais de Rio Preto é bastante complexa e contempla todos os eixos de atenção: prevenção, diagnóstico e assistência à saúde, tendo como diretrizes a garantia do acesso e a qualidade dos serviços, com humanização da assistência e acolhimento, com respeito à orientação sexual e ao uso do nome social, além da promoção da equidade através do trabalho em rede.

Atualmente, as 27 unidades de saúde possuem estratégias para aumento do coeficiente de detecção de casos, como a realização rotineira do Fique Sabendo e triagem sorológica, seja por meio da testagem convencional ou testagem rápida para HIV e sífilis. As duas equipes de Consultório na Rua também realizam as ações de prevenção e diagnóstico das IST, HIV/AIDS e hepatites virais na população em situação de rua.

No que se refere à Atenção Especializada, em outubro de 2016, após reforma predial, o Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis foi inaugurado, agrupando, em um único espaço, prevenção, diagnóstico e assistência em IST, HIV/AIDS e hepatites virais. O Complexo é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e pelo Caminhão da Saúde.

Conta com agentes de saúde que desenvolvem trabalho em pares com as profissionais do sexo, travestis/transexuais e usuários de drogas, realizando em campo ações de redução de danos, prevenção e diagnóstico das IST/HIV/Hepatites virais (teste rápido sanguíneo e fluido oral), acompanhando e monitorando os casos reagentes, desde a vinculação ao serviço até a conclusão do tratamento (sífilis) ou supressão viral. Desde 2016, as equipes têm trabalhado sob ótica da saúde integral, através do estabelecimento de um plano terapêutico singular, qualificando significativamente as ações voltadas à população-chave.

O atendimento assistencial é realizado de segunda a sexta-feira, sendo que, de segunda a quarta, atende das 7h às 21h, e, às quintas e sextas-feiras, das 7h às 17h. Possui infraestrutura completa para o atendimento integral aos pacientes, incluindo sala de vacina e serviço de tratamento assistido (para os portadores de hepatite C).

Similar Posts

%d bloggers like this: