Paulo Ricardo Venâncio
paulo.venancio@folhar.com.br
Palmeiras recebe título de Campeonato Brasileiro após vitória sobre Chapecoense
Na tarde do último domingo foi realizada a rodada decisiva do Campeonato Brasileiro. Com vitória sobre o Chapecoense, após 22 anos, o Palmeiras recebeu o esperado título do campeonato com uma rodada de antecedência. O verdão precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão, mas não se contentou com um ponto. O Alviverde marcou no primeiro tempo com um gol do lateral Fabiano e venceu o Chapecoense por 1 a 0. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 77 pontos e já não pode ser alcançado por nenhuma outra equipe. A Chapecoense termina a rodada em 9ª, com 52 pontos.
Para garantir ainda mais o título Palmeirense, o Santos, que era o único com chances de atrapalhar a festa Alviverde, perdeu para o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã, com gol de Guerrero aos 4 minutos e de Diego, aos 39. Com a vitória, o Rubro-Negro assumiu a vice-liderança, com 70 pontos, jogando o Santos, com 68, para terceiro.
Festa em Votuporanga
O Palmeiras tem um grupo de torcedores de peso espalhados Brasil a fora e em Votuporanga não seria diferente. A torcida Mancha Verde oficial de Votuporanga, liderada por Anderson Tadeu Botelho (Tadeu), Anderson Chaves Versutti (Chaves), Adalberto Uchoga (Menoh), Rony Cardoso, Douglas Casado (Doda), Wesley Cassiano (Chakal), se une para torcer para o verdão desde 2007 e conta hoje com cerca de 40 integrantes assíduos.
Anderson Tadeu, um dos organizadores da torcida em entrevista à Folha Regional, contou um pouco de como foi a emoção dessa conquista. “Para nós foi sensacional, uma coisa inexplicável. Vimos ontem na avenida e também no ano passado que tem muito palmeirense em Votuporanga que acompanha o time só na hora boa, e nós não, nossa galera se reúne desde 2007”, comenta. “Acompanhamos o time por muitos períodos ruins, como eliminação, rebaixamento, a luta pelo título paulista de 2008, estávamos sempre juntos, aí veio o time maravilhoso de 2009, abrimos com 12 pontos na frente e acabamos em quinto lugar,” acrescenta.
Tadeu explica que os fundadores da torcida organizada partilham das mesmas emoções. “Vivemos tudo isso juntos, o sentimento de nós 6, que estamos desde o início é diferente, é o sentimento de ‘ufa’, ‘graças a Deus deu certo’, vemos que temos um time estruturado e que nossa torcida a cada dia vem aumentando, tem muita gente que já está com a Mancha Verde de Votuporanga há um bom tempo. É um sentimento fantástico, a hora que acabou o jogo todo mundo chorando, porque é como se nos tivessem nos tirado um peso”, finaliza.
O organizador aproveita a oportunidade e deixa o convite aberto caso algum torcedor Alviverde queira fazer parte da Mancha Verde de Votuporanga.