André Nonato
andre.nonato@folhar.com.br
Elenco dirigido por Ito Roque conta com 23 atletas, mas ainda há negociações com ao menos três; amistosos devem acontecer em janeiro
Os jogadores do elenco da Votuporanguense já fazem os primeiros preparativos para o Campeonato Paulista da Série A-2 de 2017. Foram dois treinamentos realizados ontem, em dois períodos. Os atletas foram a campo sob o comando do treinador Ito Roque e de sua comissão técnica.
Na parte da manhã, os 23 atletas já contratados pela diretoria da Alvinegra fizeram testes físicos na academia e depois treinarem no gramado da Arena Plínio Marin. No período da tarde, foi a vez dos jogadores trabalharem no Centro de Treinamento do Clube dos 40. O atacante Anderson Magrão, que ainda não havia chegado na segunda-feira, dia da apresentação do grupo, pois já treina com os outros jogadores.
Mesmo ainda em começo de pré-temporada, nas atividades de ontem os jogadores tiveram os primeiros contatos com a bola. O treinador Ito Roque explica que esses treinamentos “mistos” são uma prática explorada por ele há algum tempo. “Assim os resultados são melhores e o trabalho fica mais prazeroso”, afirma o treinador.
O técnico do CAV aguarda ainda três jogadores para rechear o elenco alvinegro. De acordo com ele, é esperada a vinda de um atacante, um goleiro e um lateral. “Não sei quando chegam, quanto antes para começarem os trabalhos, melhor. Ainda estamos em negociação”, diz Roque.
Outra novidade e que já trabalha com Ito Roque, é a chegada do auxiliar técnico Valteir Gomes. Ele trabalhou esse ano no mesmo cargo pela equipe do Vila Nova (GO). “Queríamos ter trazido ele na Copa Paulista, mas como o orçamento era mais reduzido, não foi possível”, diz.
Treinador da Votuporanguense desde antes do início da Copa Paulista deste ano, Ito Roque vê a Série A-2 muito mais complicada, com adversários mais preparados. A competição também tem muito mais em jogo, como premiação, dois acessos para a elite estadual de 2018, além do perigo de cair para a A-3. “Costumo dizer que é um Paulistão sem os quatro clubes grandes”, analisa.
“Temos que ser um time inteligente e bem preparado, comprometido com o trabalho. Assim podemos alcançar um ótimo resultado ao final do campeonato”, ressalta Ito Roque.
Fim de ano
E a ideia de trabalho intenso até a estreia no estadual não livra nem mesmo as festas de fim de ano. Como Natal e Reveillon caem no domingo, os jogadores já terão que se reapresentar na segunda-feira. Após isso, a equipe deverá fazer três amistosos até o início do estadual.
Os adversários e as datas ainda não foram escolhidos, mas a série de jogos deve iniciar na primeira metade de janeiro, quando o time já estará com a parte física mais aprimorada. “A preferência é por adversários da primeira divisão”, completa.
Hoje o time treina durante a tarde, às 15h30, no Clube dos 40. Estão previstos mais cinco treinos até a tarde de sábado. O CAV estreia na A-2 diante do Água Santa, no dia 29 de janeiro, no Plínio Marin.