Votuporanga sedia três dias do Congresso Internacional de Educação

Começa nesta quarta-feira (19/7), em Votuporanga, o 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista com a abertura oficial, às 7h30, no Centro de Eventos Valério Giamatei, na presença de organizadores, apoiadores e outras lideranças.

O evento, que terá como tema “A construção do conhecimento”, segue até sexta-feira (21/7), com a participação de cerca de 1,2 mil profissionais da educação de 53 municípios que integram o ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação Noroeste Paulista). A programação inclui palestras, minicursos e exposição de “Boas Práticas”, no Centro De Eventos Valério Giamatei e na Cidade Universitária da Unifev.

“A formação continuada é um dos benefícios proporcionados por encontros como esse, que todos anos apresenta temáticas interessantes para a sala de aula e profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente”, explicou Encarnação Manzano, coordenadora executiva do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo e Secretária da Educação de Votuporanga.

A conferência magna que marcará a abertura do Congresso terá como tema “A importância da Base Nacional Curricular para a consolidação da Educação Básica Brasileira” e será ministrada pelo professor Francisco Cordão, às 10 horas, no Centro de Eventos “Valério Giamatei”.

A partir das 14 horas, os professores participarão de minicursos que serão promovidos na Unifev – Cidade Universitária, onde também terá a exposição de boas práticas.

Minicursos

Cerca de 40 minicursos serão ministrados nos três dias do evento, com temas diversificados, como metodologia por projetos, como organizar e implantar a Base Nacional Comum Curricular em sala de aula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, como desenvolver a cultura da paz na escola, jogos matemáticos, entre outros

A oficina “Como organizar e implantar a Base Nacional Comum Curricular em sala de aula no Ensino Fundamental”, por exemplo, será aplicada pelo professor Francisco Cordão. Já a “Como transformar uma escola pública por meio da gestão focada no aprendizado” pelo consultor consultor educacional da Inglaterra, Anthony McNamara.

“É parte da missão do British Council contribuir para as relações culturais e as oportunidades educacionais entre Reino Unido e Brasil e, nesse sentido, a realização da oficina com Anthony McNamara colocará os mais de 20 anos de experiência junto a escolas inglesas dele a serviço dos e das profissionais da educação brasileira interessados em melhorar as práticas de gestão escolar. Como especialista nesse tema, e com longa experiência como diretor de escola, ele colocará em debate um novo repertório de práticas de gestão escolar para ajudar os profissionais brasileiros a desenvolverem suas habilidades, sobretudo as de liderança escolar”, destacou Luis Felipe Serrao, da British Council.

Também ministrarão minicursos outros renomados profissionais da educação. A programação completa está disponível em www.congressointereduca.com.br

Boas práticas

Quatros cidades da região Noroeste Paulista irão expor boas práticas na educação. Escolas de Cosmorama, Gastão Vidigal Guarani D’Oeste e Votuporanga irão compartilhar projetos e ideias que geraram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos. A exposição ficará na Unifev – Cidade Universitária, nos três dias do evento.

Palestras

Além da palestra de abertura do evento, os professores participarão na sexta-feira (21/7), às 14 horas, de um encontro com Mozart Neves Ramos, eleito pela revista “Época” como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil e um dos nomes mais conhecidos atualmente na área da educação. O renomado profissional virá à Votuporanga falar sobre “Competências socioemocionais”.

Também na sexta-feira, Dorly Dias Curvello Neto e César Henrique Hornos Wedemann falarão com os participantes sobre “QEDU e QEdu Rede”.

Ciência em show

O encerramento da programação ficará por conta do “Ciência em Show”. As propostas do grupo são fundamentadas em sólidos referenciais teóricos e apresentam uma visão moderna do ensino, que aproveita espaços diversos para facilitar a aprendizagem.

Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a educadora e especialista em tecnologia Ana Ralston conduzem o “Ciência em Show” pela direção da inovação e da tecnologia com projetos na TV (Globo, SBT, Record, Fox, BBC), internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

Organização

O Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista é uma iniciativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista e conta com a colaboração de entidades organizadoras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).

O evento também conta com o apoio educacional da Prefeitura de Votuporanga, Instituto Natura, QEdu, Peabiru, Instituto Airton Senna e British Council e patrocínio da Starb, Fiorilli Softwere e Astra Turismo.

Similar Posts

%d bloggers like this: