A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (26) a inclusão de Votuporanga no grupo de Municípios de Interesse Turístico (MIT), ao lado de outras 30 cidades paulistas. O projeto segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Com o título, o município passa a dispor de verba específica para investimentos na área, da ordem de R$ 650 mil anuais. O MIT é o passo anterior à concessão do status de estância turística – condição que dá acesso a ainda mais recursos.
Caso vire uma Estância Turística, Votuporanga poderá ter um novo nome, como acontece com as cidades que recebem o título, ficando “Estância Turística de Votuporanga”. A verba de Estância Turística é muito superior ao MIT, cerca de R$3 milhões anuais.
Nem todas as cidades conseguem o título de Estância Turística, é preciso passar por uma avaliação e atingir alguns critérios. A nomenclatura é concedida exclusivamente pelo Governo do Estado de São Paulo a municípios que apresentam características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Além disso, critérios como infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística precisam ser evidentes na cidade. Foi assim que Santa Fé do Sul e Olímpia, passaram de ser um simples município para tornar-se uma estância.
“É com muito orgulho que podemos comemorar essa conquista, que é de todos nós. É de toda a Prefeitura, da nossa Secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, e sua equipe, do ex-prefeito Junior Marão, do Deputado Estadual Carlão Pignatari, autor do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, de todo o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), dos nossos vereadores. Essa verba será investida na realização de eventos que vão ampliar a vinda de turistas e, com isso, aquecer a economia local”, comemorou o prefeito João Dado.
“Junto com os eventos, o município cumprirá um planejamento que vai enfocar sobretudo a formação, para que toda a rede que trabalha com turismo em Votuporanga seja capacitada para o atendimento. Esta rede é formada por entidades, associações, poder público, ensino, comércio, e deverá ter como premissa o acolhimento ao turista, a prestação de serviços, o atendimento. Com isso certamente virão novos empregos, novas oportunidades de investimento e o aquecimento de setores que são fundamentais a médio e longo prazo”, explicou a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp.
Comtur
Uma das exigências para ser contemplada como Município de Interesse Turístico foi a atuação do Conselho Municipal de Turismo, órgão que trabalhou junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo na elaboração do Plano Diretor entregue à Assembleia e ao Governo do Estado.
“Votuporanga, embora tenha seus pontos turísticos, foi classificada como Município de Interesse Turístico no viés de ‘turismo de eventos’. Nossa estrutura hoteleira, comércio, gastronomia, saneamento, dispositivos públicos, universidade, dentre muitos outros aspectos, possibilitam que recebamos pessoas aqui. Vivemos numa cidade bonita, somos acolhedores. Temos condições de sediar eventos em diversas áreas e acredito que este título deve ser motivo de orgulho para todos que amam e defendem o crescimento da nossa cidade”, afirmou o presidente do Conselho, Edson Genari.
Governador
Em visita ao município na última quarta-feira (25/10), o governador do Estado, Geraldo Alckmin, já havia pré-anunciado a conquista informando a respeito da votação que ocorreria na quinta. Na ocasião, Alckmin deixou claro que o Governo vem investindo consideravelmente na área turística como fonte de distribuição de renda, apostando nesta área – juntamente com os demais segmentos da área de serviços – para melhoria da economia.
“A preocupação e o desafio mundial é como gerar emprego e renda em um mundo onde a tecnologia avança cada vez mais, ocasionando desemprego, já que homens estão sendo substituídos por máquinas. Entendo que o setor de serviços, em essencial o Turismo, é um grande potencial para alavancarmos este crescimento”, discursou o Governador durante a entrega da obra de recuperação da Estrada Vicinal Adriano Pedro Assi, conhecida como Estrada do 27.