Votuporanga registrou 302 ataques de escorpiões este ano

O Setor de Controle de Endemias e Zoonoses do município orienta a população para que mantenha os quintais e terrenos limpos

Votuporanga é uma cidade quente e por isso é comum o aparecimento de escorpiões. De janeiro a agosto, 302 ocorrências com o animal peçonhento foram registradas, conforme informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. 

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância em Saúde solicita para que no caso de aparecimento de escorpiões, o morador entre em contato pelo 0800 770 9786 para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes.  

O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) faz permanentemente orientações durante as visitas de rotina aos moradores; ações importantes para evitar acidentes com escorpiões: não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas,tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los. 

Os escorpiões aparecem em todos os bairros da cidade, especialmente em locais próximos a zona rural e bairros com grande número de construções (bairros novos). Os escorpiões também podem surgir de tubulações de esgoto, terrenos baldios com entulhos e restos orgânicos em busca de alimento. As ocorrências pelo aparecimento escorpiões são registradas o ano todo.

Na hipótese de picada a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na zona norte.

Similar Posts

%d bloggers like this: