Ligue-se a nós

Manchete

Votuporanga integra novo Mapa do Turismo Brasileiro atualizado pelo Ministério

Cidade faz parte de uma das 333 regiões turísticas de todo o País

Desde 2016, o município de Votuporanga alcançou metas importantes no setor do Turismo, como reativar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT), fazer parte da Região Turística Maravilhas do Rio Grande e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

Na edição do Mapa 2019-2021, foram validadas 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país. Já o Estado de São Paulo é representado por 354 municípios e 49 regiões turísticas. De acordo com o turismólogo Alexandre Miotto, da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, “é uma importante conquista para a nossa cidade fazer parte como um município turístico de um mapa como este, que está disponível a nível nacional”.

Para que os municípios possam ser incluídos na plataforma é necessário cumprir diversos requisitos como ter um órgão de Turismo em atividade e um Conselho Municipal em funcionamento. Também é preciso ter orçamento próprio e possuir prestadores de serviços registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br. De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp “estamos buscando melhorar a experiência dos turistas em Votuporanga, para isso é preciso que os prestadores de serviços turísticos, incluindo os ligados à alimentação, transporte, meios de hospedagem, estejam sempre atualizando seus cadastros e participando dos projetos desenvolvidos pela Secretaria”.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Votuporanga está no “C“. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Inscrições para o ‘Roteiro Gastronômico Maravilhas e Seus Sabores’

Com o objetivo de promover, valorizar e resgatar a gastronomia local, a Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” está com inscrições abertas para a ação não competitiva “Roteiro Gastronômico Maravilhas e seus sabores”, que abrangerá simultaneamente as 14 cidades que integram o grupo.

Os estabelecimentos interessados em participar, poderão realizar até o dia 13 de setembro gratuitamente a inscrição por meio de preenchimento de ficha disponibilizada no site www.maravilhasdoriogrande.com.br, ou entrando em contato com o turismólogo Alexandre Miotto, na Secretaria de Cultura e Turismo, através do telefone 3405-9670. No ato da inscrição, o estabelecimento poderá participar com um único prato doce ou salgado ou bebida artesanal. Todos os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelos clientes no período de 14 de setembro a 14 de outubro com relação aos seguintes critérios: prato (sabor, criatividade e apresentação), atendimento e higiene. A pontuação mínima exigida para a inclusão no Roteiro Gastronômico será de 540 pontos.

O estabelecimento participante terá vantagens como a promoção de sua empresa e negócio; ampliação da fidelização de clientes; aumento de faturamento; novos clientes; e divulgação.

PUBLICIDADE

O cliente que participou da votação concorrerá a hospedagens em hotéis da região.

Cadastur

A Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga orienta os prestadores de serviços turísticos sobre a importância de se inscreverem no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do Turismo. Se você é proprietário de agência de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, ou é guia de turismo, o seu cadastro é obrigatório no Cadastur.

Já os que atuam em restaurantes, cafeterias, bares ou locais destinados a convenções, casas de espetáculos, locadoras de veículos para turistas e similares, o cadastro não é obrigatório, entretanto, há muitos benefícios para quem faz parte desse sistema, como linhas de financiamento, capacitações online e integrar as ações de marketing do Ministério do Turismo.

O cadastro é gratuito e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

O cadastro é feito exclusivamente online através do site cadastur.turismo.gov.br. Para dúvidas ou informações, a Secretaria de Turismo está à disposição no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, 3112, ou pelo telefone (17)3405-9670, com o turismólogo Alexandre Miotto.

 

PUBLICIDADE

Manchete

Dona Eva e seu Rubens doam 860,5 quilos de alimentos

Além das doações mensais de macarrão, café e achocolatado, a dupla solicitou itens como copos descartáveis, luvas, arroz e leite

O casal mais solidário de Votuporanga encerrou 2019 com chave de ouro. Antônio Rubens Gomes Ribeiro e Eva Rosa Ribeiro promoveram uma campanha para contribuir com a Santa Casa de maneira ainda mais especial no fim deste ano.

Dona Eva e seu Rubens são muito queridos e possuem um grande círculo de amigos. Pensando em atender as necessidades do Hospital, eles organizaram uma arrecadação ainda maior no projeto “O Amor em Ação”.

Além das doações mensais de macarrão, café e achocolatado, a dupla solicitou itens como copos descartáveis, luvas, arroz e leite. “Entramos em contato com a Instituição para saber o que mais precisava e o que mais utiliza no dia a dia. Fomos atrás de nossos parceiros e o resultado foi este”, contou dona Eva.

Foram entregues para a Santa Casa 860,5 quilos de alimentos. “Gostaríamos de agradecer a todos que participaram desta campanha. Em nome de todos aqueles que necessitam, nosso muito obrigado. Não iremos citar nomes porque correríamos risco de esquecer alguém”, afirmou.

Natal Permanente

E para o ano que vem, eles planejam uma iniciativa nova, chamada de Natal Permanente. “Queremos mobilizar toda a população para que participe conosco desta corrente do bem. Não importa a quantidade doada. De pouco em pouco, conseguimos grandes colaborações. Tudo isso pensando em nosso Hospital, que atende tão bem nossa cidade”, destacou Eva. Os interessados em contribuir podem entrar em contato pelos telefones (17) 3421-4699/98112-4451.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu o casal. “Nos faltam palavras para descrever nossa gratidão. Seu Rubens e dona Eva ultrapassaram de uma tonelada neste ano somente em alimentos. Agora, estão expandindo o projeto, pensando sempre em nossos pacientes. Quem puder ajudar, será bem-vindo”, finalizou.

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Manchete

Fim de ano: Feira Livre da Praça Santa Luzia tem horário alterado

Por conta das festividades de Natal e Ano Novo, para melhor atendimento ao público, Feira Livre de terça terá seu horário de funcionamento alterado

Devido as festividades de fim de ano, a Feira Livre que tradicionalmente é realizada na Praça Santa Luzia, às terças-feiras, terá seu horário de funcionamento alterado. Como de costume, os feirantes começam a atender no período da tarde, mas para melhor atendimento ao público, nos dias 24 e 31 de dezembro, a Feira Livre terá início no período da manhã, às 8h, com término às 15h.

Segundo a Divisão de Fiscalização da Secretaria da Fazenda da Prefeitura, as demais feiras livres realizadas nos outros dias não sofrerão alterações.

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Manchete

Magda visita Santa Casa para entrega de brinquedos e dinheiro

Baile do Havaí arrecadou R$4.602 para o Hospital; lideranças distribuíram brinquedos

 

Magda contribuiu para o fim de ano ser especial para a Santa Casa de Votuporanga. Lideranças da cidade estiveram no Hospital para duas ações totalmente do bem, que fizeram a diferença na assistência de centenas de pacientes.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, recepcionou o presidente da Câmara, Natan Pereira de Araújo; o vereador Silvio Marques e José Roberto (Polodó) – voluntário, nesta semana.

O trio entregou R$4.602, renda referente ao Baile do Havaí, realizado no início do mês no Centro de Eventos. A tradicional festa da cidade foi reformulada, com objetivo de ajudar o Hospital votuporanguense.

O baile contou com show da Banda Novo Estilo, além de uma praça de alimentação preparada para atender o público.

O provedor da Santa Casa agradeceu o recurso. “Prestigiei o evento e foi muito gostoso. Foi um ambiente familiar, bem organizado graças a todos os voluntários e do prefeito Robinson Cassio Dourado. A dedicação deles possibilitou a festa, contribuindo para a manutenção de nossos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso muito obrigado para quem organizou, quem participou, quem se divertiu e ainda colaborou com nosso Hospital”, afirmou.

Entrega de brinquedos

Além do recurso, as lideranças de Magda estiveram na ala de Pediatria. Eles distribuíram brinquedos para as crianças internadas, deixando o Natal delas ainda mais alegre. “Quando nos procuraram para avisar quando viriam para a prestação de contas, falaram da possibilidade de entregar presentes. Visitamos os leitos e nossos pacientes ficaram muito felizes com a iniciativa. Magda encerrou o ano com chave de ouro”, finalizou Luiz Fernando.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Continue Lendo

POPULARES