Connect with us

Destaques

Votuporanga é palco do Circuito Sesc de Artes neste domingo

 A Concha Acústica se transforma em palco de programação artística livre e gratuita, no próximo domingo, dia 14, quando recebe o Circuito Sesc de Artes. Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito traz à cidade atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, das 16h às 21h 

Em sua 11ª edição, o evento tem como destaque da programação, a cantora e compositora baiana Luedji Luna, uma das expoentes da MPB, apresenta o show Mundo, mais voltado à música eletrônica e ao rap. O show é fruto da parceria da cantora com o Dj Nyack, que remixou as faixas do disco de estreia da cantora “Um Corpo no Mundo”. A proposta junta os beats eletrônicos, e mescla vozes do rap em suas músicas, com a participação de Stéfanie e Dory de Oliveira, além de Zudizilla. 

O grupo paulistano Trupe Lona Preta apresenta o espetáculo Circo Fubanguinho, inspirado em farsas, charangas e bufonarias, em que dois palhaços são demitidos e expulsos do picadeiro, mas tentam retornar ao circo a qualquer custo. A companhia, nascida em 2005, pesquisa linguagens e técnicas de palhaçaria e do teatro com intuito de atualizar elementos tradicionais e extrair o essencial do riso. 

Do rap ao acid-jazz, do groove ao soul-funk ácido, passando pelo R&B ao soulfull house, todos esses estilos são exploradas na discotecagem comandada pelo Dj Vitonez, que tem suas referências sempre renovadas, mas com os pés, ou melhor dizendo, as mãos fincadas na raiz da black-music.

 O Circuito traz também teatro com a Cia Vagalum Tum TuM, que apresenta o espetáculo Henriques. Literatura, com a mediação de leitura com a companhia entrecontos. Oficinas de tecnologias e artes e artes visuais. Além de muita mágica com a ilusionista Diny. 

Em Santa Fé do Sul, o Circuito desembarca no dia 12, sexta-feira, na Praça Salles Filho. No dia seguinte, 13, sábado, o circuito chega a Mirassol, na Praça Dr. Anísio José Moreira. E fechando o fim de semana, dia 14, em Votuporanga, na Concha Acústica.

Circuito Sesc de Artes

De atmosferas poéticas a explosões de cenas, de performances solo a grandes grupos, de trabalhos manuais à realidade virtual, o CIRCUITO SESC DE ARTES envolve 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas. Realizado desde 2008, o Circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

 “A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CIRCUITO SESC DE ARTES cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 

121 cidades em três semanas

O Circuito é dividido em 14 roteiros que, em três semanas, percorrerão 121 cidades do interior, litoral, grande São Paulo e capital paulista que receberá atividades em 6 bairros da Zona Leste. Ao longo do dia, cada cidade receberá uma programação composta de espetáculos, intervenções, vivências e oficinas. Em todas essas ações, haverá a mediação de artistas e educadores.

 Para a realização do CIRCUITO SESC DE ARTES o Sesc São Paulo conta com a parceria  das prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais. A coordenação dos trabalhos envolve equipes de diversas unidades do Sesc em todo o estado.

Programação:

ARTES VISUAIS DESENHANDO A CIDADE

Com Eduardo Bajzek, Paulo von Poser e Kei Isogai.

O grupo vai orientar o público sobre a prática dos “sketchers”, desenhistas

urbanos que se reúnem para registrar, em traços, cores e tintas, as cenas e o

cotidiano da cidade. É uma atividade cultural e social que tem ganhado estaque

entre artistas amadores e profissionais. O público vai sair à praça com papel,

lápis, canetas ou tintas para observar, desenhar e, depois, exibir suas criações.

CIRCO

DINY ILUSIONISTA

Uma das únicas ilusionistas mulheres no Brasil, Diny realiza efeitos de pequeno e grande porte, utilizando multimídia e tecnologia. Além de explorar as diferentes modalidades de mágica, ela é conhecida por seu número inexplicável de “quick change”, como são conhecidas as trocas rápidas de figurino bem em frente ao público.         

LITERATURA

UNIVERSO HQ – MEDIAÇÃO DE LEITURA COM A COMPANHIA ENTRECONTOS

TG3 Design e conteúdo/ Companhia EntreContos. Atividade criada a partir de

um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras, tapetes e

a sinalização do espaço. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos.

TEATRO

HENRIQUES

Cia Vagalum Tum TuM.    

O príncipe Henrique é um jovem rebelde que vive como um arruaceiro.

Desacreditado pelo próprio pai, o rei Henrique IV e pelo povo que não o considera a altura de um nobre e menos ainda de ser o futuro rei da Inglaterra, devido à sua vida mundana, ele parece não se importar. Até o dia em que, com a morte do rei Henrique IV, ele se vê na condição de herdeiro do trono.

TECNOLOGIAS E ARTES

MÁSCARAS LOW POLY

Com Tico Volpato.

Confecção de uma máscara de papel em estilo poligonal, em três dimensões, com a técnica Low Poly. A atividade, que não exige conhecimentos especiais,

pode ter participação de pessoas de todas as idades, que vão entender os conceitos de alta e baixa tecnologia.

MÚSICA

DJ VITONEZ

Do rap ao acid-jazz, do groove ao soul-funk ácido, passando pelo R&B até

mesmo ao soulfull house, Vitonez tem suas referências sempre renovadas, mas com os pés, ou melhor dizendo, as mãos fincadas na raiz da black-music, pois se mantém fiel aos toca-discos desde o seu primeiro contato, quando ainda criança.           

LUEDJI LUNA: MUNDO

O lançamento de “Mundo” é fruto da parceria entre Luedji Luna e Dj Nyack, que

remixou as faixas do disco de estreia da cantora “Um Corpo no Mundo”. A proposta junta os beats eletrônicos, e mescla vozes do rap em suas músicas,

com a participação de Stéfanie e Dory de Oliveira, além de Zudizilla.

CIRCO FUBANGUINHO

Com Trupe Lona Preta. 

Espetáculo inspirado em farsas, charangas e bufonarias, em que dois

palhaços são demitidos e expulsos do picadeiro, mas tentam retornar ao circo a

qualquer custo. A companhia, nascida em 2005, pesquisa linguagens e técnicas de palhaçaria e do teatro com intuito de atualizar elementos

tradicionais e extrair o essencial do riso.

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2019

VOTUPORANGA

Dia 14, domingo, 16h às 21h.

Concha Acústica.

Grátis. Livre. 

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Compartilhe: #circuitosescdeartes


Deixe seu comentário

Continue Lendo
Publicidade

Destaques

Fernandópolis: ‘Cine CRAS 2019’ termina nesta sexta-feira, 19, com exibição de filme da Marvel

O CRAS III- Bem Viver apresentará um clássico dos cinemas, o longa-metragem ‘Pantera Negra’

 

O ’Cine CRAS 2019’, que reuniu centenas de pessoas em diferentes bairros de Fernandópolis ao longo da semana, terá sua última exibição de filmes nesta sexta-feira, 19. O CRAS III- Bem Viver apresentará um clássico dos cinemas da Marvel, o longa-metragem ‘Pantera Negra’. O cinema gratuito à população será realizado no próprio CRAS, que está localizado na rua 8, nº 20, bairro Albino Mininelli.

 

O ‘Cine CRAS’ teve início na última segunda-feira, 15, com a exibição do filme ‘Fala Sério Mãe’ na unidade do CRAS I – ‘Vida Nova’. Na terça-feira, 16, a programação especial aconteceu no Centro Comunitário do Jardim Paulistano. Na oportunidade, o público assistiu o longa metragem ‘Pantera Negra’.

 

Na noite de quarta-feira, 17, o ‘Cine CRAS’ prestigiou a população dos bairros Jardim Ipanema, Redentor e São Francisco, com a exibição do filme “Touro Ferdinando”, na rua Airton Marques Souza, em frente à Unidade de Saúde do Jardim Ipanema.O vice-prefeito Gustavo Pinato esteve presente na ocasião e elogiou o projeto realizado pela Assistência Social do município.

 

“Muitas dessas pessoas sequer pisaram numa sala de cinema, e com isso podem, por meio dessa iniciativa, assistir filmes de qualidade gratuitamente, fortalecendo, inclusive, a convivência entre as famílias e o vínculo com a comunidade”, ressaltou Pinato.

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Destaques

‘PELC’ oferece mais de 20 modalidades esportivas, gratuitamente, em Fernandópolis

As atividades do PELC (Programa Esporte e Lazer na Cidade) tiveram início há menos de dois meses em Fernandópolis e já contam com aproximadamente 700 inscritos, divididos nos cinco pólos existentes na cidade. 

 

São oferecidas mais de 20 modalidades esportivas, todas gratuitamente à população pela Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania.

 

No Ginásio de Esportes Dr. Querton Ribamar Prado de Souza (Beira Rio) são realizadas aulas de atletismo, voleibol, ginástica, jogos, leitura, futebol e futsal. Na SMEL (Clube da Cesp), atividades de hidroginástica, natação, futsal, tênis de mesa, judô e ginástica. Na área de Lazer do Jardim Santa Bárbara são aulas de futebol, caminhada, vôlei adaptado, tênis de mesa e funcional. No CDH as atividades são de capoeira, caminhada, futebol e recreação e na área de lazer do Vila Regina, as modalidades são futebol, caminhada, ginástica, handebol e voleibol.

 

O projeto tem como objetivo proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.Mais informações na Secretaria Municipal de Esportes, telefone: 3442-3234.

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Destaques

Rio Preto: Núcleos de Artes e Cultura abrem inscrições na segunda, dia 22

Cultura oferece 489 vagas em cursos para segundo semestre; aulas de dança são transferidas para Complexo Swift

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura abre nesta próxima segunda-feira, 22/7, inscrições cursos gratuitos de teatro, dança e música nos  Núcleos Municipais de Artes e Cultura. As inscrições que eram realizadas anualmente passam a acontecer semestralmente. Serão oferecidas para este segundo semestre 489 vagas em dança, teatro e música; e em diversas turmas, níveis, horários e, no caso de música, instrumentos.

 

Com turmas lotadas, os cursos de artes plásticas não têm vagas disponíveis para este semestre.

 

Mudança

A partir do segundo semestre de 2019, o Núcleo Municipal de Dança da Casa de Cultura “Dinorath do Valle” funcionará no Complexo Swift de Educação e Cultura, situado na Avenida Duque de Caxias, 3900 – Jardim dos Seixas ( Lago II – Represa Municipal).

 

A mudança é necessária, pois a Casa de Cultura “Dinorath do Valle” receberá reforma geral. A previsão da obra é de oito meses. Pelo mesmo motivo, as aulas de artes plásticas e música já foram transferidas desde o início do ano para o Núcleo de Artes Roberto Farath, no Jardim Soraya, e as aulas de teatro, para o Teatro Nelson Castro, na Vila Itália.

 

Inscrições

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas no Núcleo de Artes Roberto Farath (Música), no Teatro Nelson Castro (Teatro) e no Complexo Swift de Educação e Cultura (Dança). As inscrições e os cursos são totalmente gratuitos e as inscrições vão até o dia 26/7. Havendo mais interessados que as vagas oferecidas, serão formadas listas de espera. Confira os endereços dos locais abaixo.

 

Início das aulas

As atividades dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura (Artes Plásticas, Teatro e Música) terão início no dia 29 de julho de 2019. Já as aulas da Dança que estão sendo transferidas para o Complexo Swift começam no dia 12 de agosto por conta das mudanças necessárias no local para atender aos alunos. Para a inscrição é necessário levar 01 foto 3×4, cópia do RG e de um comprovante de residência. Para os alunos que já estão em cursos, a etapa de rematrícula começou no dia 15 e segue até amanhã, 19/7.

 

Cursos e opções

Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (aquarela, pintura em tela, desenho de observação); Dança (ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz, sapateado); Música (bateria, instrumentos de sopro, instrumentalização para banda, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino) e Teatro (leitura dramática, produção, teatro infantil/ juvenil/adulto).

 

Neste semestre serão oferecidas vagas de Teatro (Infantil I-iniciante, Infanto Juvenil I-iniciante, Juvenil I-iniciante e Adulto I-iniciante e II-intermediário). Confira quadro abaixo com os com cursos e vagas disponíveis.

 

Objetivos

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura trazem diversas opções de cursos, sendo uma oportunidade para que os rio-pretenses descubram e aprimorem suas aptidões artísticas. O objetivo dos Núcleos é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento cultural por meio de capacidades inventivas, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade.

 

A variação de faixa etária é grande, os cursos recebem desde crianças a partir de sete anos a adultos acima de 65 anos, de acordo com suas aptidões e preferências pessoais. Além disso, a formação é continuada, pois são disponibilizadas vagas de rematrícula em diversas modalidades. Os Núcleos oferecem uma integração entre os estágios, planos de aula, cursos e instrutores responsáveis pelas aulas.

 

 

CURSOS NÚCLEOS DE ARTES E CULTURA

VAGAS DISPONÍVEIS – 2º SEMESTRE – 2019*:

 

DANÇA

As estruturas formam a técnica da consciência corporal. Seu estudo e sua prática são à base de todas as modalidades de dança desenvolvendo leveza, postura, musicalidade, fortalecimento da musculatura, consciência corporal, criatividade, alongamento, coordenação, motricidade entre outros.

359 vagas disponíveis

 

 

BALLET

Dias da Semana

Horário

Curso

Idade

Vagas

2ªf e 4ªf

14h/14h50

Ballet I

a partir de 7 anos

20

2ªf e 4ªf

15h/15h50

Ballet II

a partir de 9 anos

25

2ªf e 4ªf

18h/18h50

Ballet III

a partir de 11 anos

25

3ªf

8h/9h40

Ballet I

a partir de 7 anos

20

3ªf

9h40/11h10

Ballet II

a partir de 9 anos

20

3ªf e 5ªf

14h/14h50

Ballet I

a partir de 7 anos

15

3ªf e 5ªf

15h/15h50

Ballet II

a partir de 9 anos

15

3ªf e 5ªf

16h/16h50

Ballet III

a partir de 11 anos

20

6ªf

08h/9h40

Ballet I

a partir de 7 anos

15

6ªf

14h/15h40

Ballet I

a partir de 7 anos

10

6ªf

17h20/19h

Ballet III

a partir de 11 anos

10

 

 

JAZZ

Dias da Semana

Horário

Curso

Idade

Vagas

2ªf e 4ªf

16h/16h50

Jazz I

a partir de 12 anos

15

2ªf e 4ªf

17h/17h50

Jazz II

a partir de 13 anos

15

3ªf e 5ªf

18h10/19h

Jazz II

a partir de 13 anos

15

6ªf

09h40/11h20

Jazz I

a partir de 12 anos

15

6ªf

15h40 às 17h20

Jazz I

a partir de 12 anos

10

 

CONTEMPORÂNEO

Dias da Semana

Horário

Curso

Idade

Vagas

4ªf

20h40/22h20

Contemporâneo I

a partir de 15 anos

20

3ªf e 5ªf

21h/21h50

Contemporâneo I

10 a partir de 15 anos

10

 

 

DANÇA DE SALÃO

Dias da Semana

Horário

Curso

Idade

Vagas

2ªf

19h/20h40

Dança de Salão I

a partir de 15 anos

40

2ªf

20h40/22h20

Dança de Salão II

a partir de 16 anos

44

 

 

SAPATEADO

Dias da Semana

Horário

Curso

Idade

Vagas

4ªf

19h/20h40

Sapateado I

a partir de 12 anos

20

 

 

MÚSICA

A música é uma expressão artística constituída na combinação de diversos sons e ritmos que se utiliza de instrumentos musicais seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada uma prática humana universal. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

40 vagas disponíveis

 

INSTRUMENTOS DE SOPRO

Dias da Semana

Horário

Curso

Vagas

3ªf

16h/16h50

Saxofone (Iniciantes)

06

3ªf

16h50/17h40

Trompete

07

3ªf

17h40/18h30

Clarinete

06

3ªf

18h30/19h20

Flauta Transversal

06

3ªf

20h10/21h

Trombone

06

 

 

VIOLA CAIPIRA

Dias da Semana

Horário

Curso

Vagas

2ªf

10h30/11h20

Viola Caipira (Iniciantes)

05

3ªf

10h30/11h20

Viola Caipira (Iniciantes)

04

 

Obs. As vagas que abrirem para os demais cursos seguem a lista de espera.

As vagas são para pessoas a partir de 10 anos

 

*Estas são vagas para novos alunos.

 

TEATRO

O Teatro é voltado ao exercício teórico e prático das dinâmicas e jogos teatrais pertinentes ao desenvolvimento criativo do intérprete. Estimula a criatividade e a busca por novos aprimoramentos dentro das artes cênicas; desperta e estimula a criação individual e em grupo; auxilia na comunicação, na concentração e na autoconfiança; dissemina a ideia do coletivo e do processo colaborativo e de criação.

90 vagas disponíveis

 

 

TEATRO

Dias da Semana

Horário

Curso

Idade

Vagas

2ªf

09h/10h40

Infantil I

de 9 a 10 anos

15

2ªf

17h/18h40

Infanto Juvenil I

de 11 a 13 anos

10

2ªf

19h/22h20

Adulto II

a partir de 18 anos

10

3ªf

09h/10h40

Infanto Juvenil I

de 11 a 13 anos

15

3ªf

14h/16h30

Juvenil I

de 14 a 17 anos

17

3ªf

17h/18h40

Infantil I

de 9 a 10 anos

8

4ªf

19h30/22h

Adulto I

a partir de 18 anos

15

 

 

Locais para Inscrição:

Música – Núcleo Roberto Farath (Rua Elias Gabriel, 458, Jardim Soraia)

Teatro– Núcleo Nelson Castro (Av. Felíciano Salles Cunha, 1020 – Jardim Novo Aeroporto)

Dança– Núcleo Casa de Cultura “Dinorath do Valle”  (Avenida Duque de Caxias, 3900- Complexo Swift)

Dança, Teatro, Música

– Núcleo CEU DAS Artes (Rua Robson Augusto Lopes de Diaveiro, s/n – Bairro Nova Esperança)

Deixe seu comentário

Continue Lendo

POPULARES

Copyright © 2019 FOLHAR.COM.BR