Na última segunda-feira (26/06), foi pedido vista na câmara de vereadores de Votuporanga do Projeto de Lei encaminhado pela Executivo que prevê a redução dos recursos do Bolsa Cultura, instituída em 2011 (Lei 5036. 21 de dezembro de 2011, na redação dada pela Lei 5.525 de 11 de dezembro de 2014).
O pedido foi solicitado pelos vereador Hery Katwinkell e seguido pelos outros vereadores. Conforme a lei enviada pelo Prefeito, foi reduzido para R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) os recursos do Bolsa Cultura. A lei que todo ano beneficia os artistas da cidade, é de R$100.000,00 (cem mil reais). Segundo Hery, “Não é porque ele é líder do governo que precisa necessariamente apoiar todos os projetos do Prefeito, e este precisa ser melhor analisado”. Para Chandelly, “não se pode tirar dinheiro da saúde, educação e cultura”.
O Bolsa Cultura é um programa organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo tem como objetivo apoiar a execução de projetos culturais independentes nas áreas de literatura, música, artes cênicas, artes visuais, artesanato, folclore e projetos diversos.