UNIFEV realiza evento em comemoração ao aniversário da cidade

Votuporanga: de boca do sertão à capital da educação é uma realização do Núcleo de Patrimônio Histórico Cultural, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo

O Núcleo de Patrimônio Histórico Cultural da UNIFEV promove, no próximo dia 14 de agosto, a exposição Votuporanga: de boca do sertão à capital da educação, em comemoração ao aniversário de 81 anos do município.

O evento traz uma palestra sobre educação patrimonial e ambiental, ministrada pelos coorganizadores, Profa. Ma. Evanir Regina Moro Peichoto e Prof. Dr. João Victor Marques Zoccal, além de exposição fotográfica digital e análise da pós-ocupação do CampusCidade Universitária como extensão do Centro Universitário de Votuporanga – realizadas pelos alunos de iniciação científica do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Na oportunidade, os convidados também poderão conferir outra exposição sobre o Engenheiro Prestes Maia, produzida pela Profa. Ma. Janaina Cuccato, e a apresentação digital de um mapa turístico dos bens patrimoniais de Votuporanga, criado pelo aluno Samuel Sebastião Araújo, durante as atividades da disciplina de Técnicas e Retrospectivas: Conservação e Restauro.

A comemoração tem o objetivo de promover maior interação entre a UNIFEV e a comunidade local, abordando o resgate da herança e dos valores culturais e históricos de Votuporanga ao longo das temporalidades históricas, sob à supervisão da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Maria Júlia Barbieri Eichemberg.

De acordo com a Profa. Ma. Evanir, saber a história de uma cidade significa resgatar e preservar sua tradição e memória. “A importância de preservar a memória de Votuporanga está no fato de essa ser uma das formas de valorizar a nossa origem ou o lugar que escolhemos para viver. Analisar o passado e fazer o reconhecimento do espaço histórico construído é se reconhecer como membro desse contexto e participante da construção desta história”, explica.

O evento terá início às 20 horas, no Auditório da Cidade Universitária, com a presença de autoridades, curadores, alunos e corpo docente convidados.

Similar Posts

%d bloggers like this: