Unidade de Coleta de Sangue inicia agendamentos para doadores interessados

3 minutes, 8 seconds Read
A Unidade de Coleta de Sangue, inaugurada na última sexta-feira (5/5) pela Prefeitura de Votuporanga, já está em funcionamento e atendendo aos interessados em doar sangue. A doação poderá ser feita às terças, quintas e todo primeiro sábado de cada mês, das 8h às 12h. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. 

Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente, no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210. Às terças e quintas, o posto terá capacidade de coletar até 40 bolsas diárias, e 60 bolsas durante o funcionamento aos sábados. 

A instalação da unidade em Votuporanga pretende incentivar e facilitar a doação de sangue.  A médica hematologista responsável pela unidade, Brígida Cristina do Amaral Botelho Prudêncio, diz que o município consome cerca de 250 bolsas de sangue por mês, e com o início do serviço mais vidas poderão ser salvas. “Sangue não é um produto que pode ser comprado, é preciso colaboração e consciência da população para o ato da doação”, ressalta.

A conquista da unidade foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos um em cada dez pacientes internados necessitam de sangue e até quatro vidas podem ser salvas com uma doação. 

Quem pode ser doador

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até 3 doações ao ano e os homens 4. 

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade. 

Não pode doar

Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer. Que fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar. 

Recomendações

Antes de doar é importante:

  • Dormir bem, pelo menos 6 horas;
  • Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Não fumar uma hora antes. 

Campanha Doação de Medula  

Nos dias 15 e 16 de maio, a Unidade de Coleta de Sangue realizará a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea, com atendimento das 16h às 20h.  

Ao chegar à unidade de coleta o doador é cadastrado e responde a um questionário, que será analisado na triagem clínica pelo profissional de saúde, que avaliará se a pessoa pode ou não ser doadora. Na sequência, algumas orientações preliminares são feitas ao doador e em seguida é feita a triagem hematológica, exame no qual se diagnostica a anemia. 

O procedimento de doação é realizado nesta etapa, por meio da coleta do sangue que pode variar entre 450 e 500 ml de sangue e dura aproximadamente 40 minutos.

Quem doa para quem?

Doador: O- (9% da população)

Receptor: todos os tipos sanguíneos 

Doador: O+ (36% da população)

Receptor: todos os tipos fator Rh+

Doador: A- (8% da população)

Receptor: A-, A+, AB-, AB+

Doador: A+ (34% da população)

Receptor: A+ e AB+ 

Doador: B- (2% da população)

Receptor: B-, B+, AB- e AB+ 

Doador: B+ (8% da população)

Receptor: B+ e AB+ 

Doador: AB- (0,5% da população)

Receptor: AB- e AB+ 

Doador: AB+ (2,5% da população)

Receptor: AB+ 

Similar Posts

%d bloggers like this: