Ao todo, mais de 30 representantes dos 11 municípios que integram a Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” se reuniram para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento do turismo em suas cidades.
Dentre as discussões propostas durante a reunião, destacou-se o processo de aperfeiçoamento da regionalização do turismo, com a apresentação de um calendário turístico dos munícipios participantes.
Foi finalizado também o regimento interno, que estabelece que os prefeitos das cidades integrantes da região turística serão arrolados como membros natos do diretório do Fórum, eleito no último encontro entre os representantes, realizado no último mês de julho, na cidade de Riolândia (SP).
Uma das próximas ações do Fórum será a realização de uma feira de exposições, voltada para a divulgação do potencial turístico de cada município da “Maravilhas do Rio Grande” entre empresários e potenciais empreendedores.
De acordo com a presidente do diretório do fórum, Maria Aureliana, de Mira Estrela (SP), a integração da região é essencial para que os municípios sejam inseridos em programas voltados para o fortalecimento do setor. “A liberação de recursos, tanto pelo estado quanto na esfera federal, depende de projetos concretos e a região turística, estando consolidada, é um dos primeiros requisitos para isso. Precisamos fortalecer essa região e gerar renda por meio do turismo”, afirmou.
Sobre a região turística “Maravilhas do Rio Grande”
As regiões turísticas são territórios cadastrados no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur), que possuem características semelhantes ou complementares e aspectos em comum, como identidade histórica, cultural, econômica e geográfica. Geralmente, esses territórios são compostos por vários municípios que se articulam para desenvolver o turismo de forma conjunta e, portanto, regionalizada.
As regiões turísticas formam o “Mapa do Turismo Brasileiro”, uma ferramenta instituída no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta o MTur no desenvolvimento de políticas públicas.
A região turística “Maravilhas do Rio Grande” foi recém-cadastrada no Ministério e reúne 11 municípios do noroeste paulista.
Até o ano de 2016, a cidade de Votuporanga constava no “Mapa do Turismo Brasileiro” como integrante da região dos “Grandes Lagos”. Já em 2017, município foi oficializado como parte do território das “Maravilhas do Rio Grande”, ao lado de Meridiano, Fernandópolis, Pedranópolis, Mira Estrela, Indiaporã, Ouroeste, Cardoso, Riolândia, Guarani D´Oeste e Populina.
A meta do Fórum Permanente de Turismo da Região “Maravilhas do Rio Grande” é desenvolver projetos específicos, por meio de uma nova concepção em fazer e desenvolver o turismo, buscando parcerias e estimulando investimentos, por meio do incentivo e da integração dos diversos setores envolvidos nesse processo, utilizando-se de estratégias ambientais, econômicas, culturais e sociais que assegurem o crescimento socioeconômico da região.