Dia 15 de novembro no dia das eleições aproximadamente 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. Precisa estar atento para a ordem a ser seguida, primeiramente deve-se olhar o candidato ao cargo de vereador e o segundo passo é selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito.
Deverá ser utilizado cinco dígitos para os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais, sendo ele de 5.568 municípios, dois dígitos para os candidatos para o cargo de prefeito.
São 19.342 candidatos a prefeitos, 19.711 concorrentes ao cargo de vice-prefeito e 518.308 pessoas disputando uma vaga de vereador, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha.
No portal do TSE oferece um simulador de votação, onde é apresentado uma urna virtual para que o internauta vote para os cargos nas eleições municipais, com candidatos e partidos fictícios, durante o processo caso a pessoa erre o simulador mostrará o erro e ensinado como conduzir de maneira certa.
Os aparelhos eletrônicos são proibidos de serem levados para a cabine, o eleitor pode levar a famosa “colinha” em papel com o nome e números dos candidatos, para ser consultado durante o voto, os celulares ou outros meios eletrônicos são vedados.