Não poderíamos passar por uma data com tanto significado, sem falar especialmente sobre o assunto. Você que está transformando sua vida profissional com as colunas sobre gestão de negócios, não se preocupe, na próxima estaremos de volta aos temas relativos a gestão estratégica.
A Páscoa, assim como o Natal, traz para nossos dias a ideia de transformação. Sentimos nesses períodos que podemos mudar tudo aquilo que não está sendo satisfatório em nossas vidas, isso acontece porque somos empoderados pela filosofia da data. Muitos aproveitam a quaresma, assim como aproveitaram o mês de dezembro, para criar uma nova agenda, com novos objetivos e sonhos. Porém, assim como acontece após as festividades de Ano Novo, após a Páscoa muitas decisões acabam não sendo efetivadas, aquela mudança desejada acaba ficando como uma exceção que durou 40 dias.
Por que? Porque em um período de 5 meses (Dezembro a Abril em 2016/2017) desistimos duas vezes – no mínimo – dos nossos planos?
A resposta, em muitos casos está ligada ao fato de que tomamos decisões impensadas. Decisões que não fazem sentido para nós. E porque fazemos isso? Na maioria das vezes, porque nos sentimos obrigados a seguir o dito correto. Quando montamos um plano de ação que não considera nossos valores e princípios, diminuímos exponencialmente a chance de termos sucesso. Afinal, colocar em pratica uma mudança não é fácil, imagine então colocar em pratica uma mudança na qual não acreditamos?!
A proposta da coluna de hoje é sugerir um pacto, um acordo entre todos que querem mudanças e que querem colocar em pratica suas decisões! Quem topa o desafio? Quem está disposto a levar pelo resto do ano, o espírito de transformação? Não será fácil, mas eu garanto que construir a vida que você quer e merece viver vale todo a dificuldade!
Como faremos isso? Vamos seguir os seguintes passos:
- Começaremos focando no que já temos de bom. Afinal, querer mudar não significa que está tudo ruim. Reconhecer que já temos coisas em nossas vidas e valorizar isso é o que nos dará força para continuar quando as dificuldades parecerem grandes demais.
- Assumiremos que a responsabilidade é nossa! Afinal, só você pode cuidar da sua vida!
- Reconheceremos as mudanças que precisam ser feitas, sempre com base nos nossos valores e crenças.
- Treinaremos nossas mentes para reconhecer as crenças limitantes e para lidar com elas de maneira saudável e positiva.
- Desenharemos uma estratégia eficaz e que faça sentido para nós.
- Entraremos em ação!
Ainda em dúvida se quer tomar a decisão de transformar a sua vida?
Imagine que você tem 6 dias para gerar uma grande mudança na sua vida, considere que essa transformação só poderá ser feita nesse período, ou seja, caso não realize agora, nunca mais poderá realizar. Como você iria agir? Esperaria pelo último momento, ficaria alternando entre ação e paralização, ou usaria todas as suas forças para aproveitar essa oportunidade única? Com certeza nos comprometeríamos desde a primeira hora do primeiro dia, não é mesmo?!
Porque não fazemos isso sem o prazo de 6 dias? Porque sem a pressão do tempo, acabamos utilizando como medidor das nossas ações o medo de dar errado, o medo de tentar e o medo do que vão dizer.
Viver com medo está dando certo para você? Para mim nunca deu! Por isso, mais uma vez eu te convido para abraçar a mudança que você deseja! Não se importe com o que irão pensar, só precisa fazer sentido para você! E ai, quem virá comigo, gerando mais do que mudança, criando uma transformação real?