Trabalho em Equipe

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Trabalhar em equipe na área da saúde é essencial e de suma importância para assistência do nosso cliente, ninguém nem nenhuma profissão deverá ser considerada ou classificada como a mais importante dentro da evolução clinica do cliente, cada profissional buscando desenvolver o seu melhor em prol do cliente, todos estarão unidos e o resultado será satisfatório. Na área da saúde, o trabalho em equipe implica compartilhar o planejamento e a divisão de tarefas, cooperar, colaborar e interagir democraticamente, integrando os diferentes atores, saberes, práticas, interesses e necessidades.

Trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.

Desde os primórdios da Antiguidade, o ser humano já convivia coletivamente, desempenhando tarefas e ações improváveis de serem alcançadas sem o apoio de seu semelhante. Dessa maneira, as pessoas agrupavam-se no intuito de viverem em sociedade.

A palavra “equipe” está etimologicamente associada à realização de tarefas, de trabalhos compartilhados entre indivíduos, que do seu conjunto coletivo extraem o sucesso para a realização pretendida. Assim, o conceito de equipe consolida-se como um conjunto de pessoas que têm uma vinculação entre si para a realização de um objetivo comum.

As pessoas necessitam aprender a interagir com o próximo, e o trabalho desenvolvido em equipe não se estabelece de modo automático, sendo necessário um processo de desenvolvimento de habilidades e capacidades, que vão desde a inteligência emocional até os conhecimentos e vivências da dinâmica interpessoal e intergrupal.

Uma equipe faz-se nas relações estabelecidas dos membros entre si e com o meio em que vivem, pela sua prática, pelo seu agir, seu pensar e seu sentir. Ou seja, o que somos são o reflexo direto das nossas ações e é em grupos que constituímos esta identidade e também a modificamos.

Considera-se como fator positivo o fato de a equipe favorecer e proporcionar o crescimento de seus membros, incentivando-os a buscar conhecimentos e habilidades que outrora não possuíam; ao contrário das posturas tomadas por algumas equipes, que engessam o expressar de seus membros, impedindo-os de se desenvolverem enquanto pessoa e, conseqüentemente, enquanto grupo de trabalho.

O destaque negativo ou limitador está no fato da rotatividade muito intensa da equipe, principalmente do profissional médico, fator primordial na interação da equipe, e a discrepância remuneratória entre os profissionais de nível superior.

A importância do diálogo na busca do consenso constitui elemento imprescindível para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe. Isso aponta à possibilidade do desenvolvimento de uma prática comunicativa. O trabalho em equipe “provoca” a escuta do outro. O que pressupõe o estabelecimento de um canal de comunicação.

CONFIRAS SETE SINAIS DE UMA EQUIPE DE SUCESSO:

1) VENCER É TUDO

Não importa se vencer significa superar um rival, ver um produto na mãos de todos os consumidores ou revolucionar uma marca, vencer é tudo. Cada decisãoestratégia e ideia deve estar centralizada nessa ideia.

2) O RIVAL

Mesmo que a equipe queira ver o competidor derrotado, isso não significa que o time irá desrespeitá-lo. Sem isso, as equipes não iriam atingir o sucessodesejado, já que suas metas não seriam tão imperativas.

 3) LÍDER

Equipes de sucesso possuem um líder reconhecido que funciona como mediador entre as críticas e problemas que inevitavelmente irão acontecer. Ele promove o projeto, levanta os recursos, remove os obstáculos, e mantém cada um em seu lugar, procurando administrar e distribuir muito bem cada responsabilidade.

4) RESPEITO UNS PELOS OUTROS

Não importam as discussões, debates, desafios e até mesmo brigas, no fim do dia o grupo continua um time. Os integrantes da equipe se respeitam mutuamente o suficiente para saber lidar com essas situações e ainda assim manter o respeito uns pelos outros.

5) HONESTIDADE

Equipes ótimas sabem enfrentar os desafios de forma honesta e genuína. Eles não tentam mascarar os problemas ou a verdade, e sabem lidar de maneira correta com os orçamentos, objetivos e estratégia.

6) SEM MEDO DE DESAFIOS

Uma das características mais marcantes de times de sucesso é que eles não têm medo de desafiar os padrões. Mesmo que estejam fazendo algo inédito, sua confiança e objetivo continuam os mesmos. Eles conseguem alcançar suas metas sem garantias de segurança ou certeza do sucesso. Coisa que “deveriam” ou “costumam” ser feitas não estão em seus vocabulários.

7) NÃO PERDEM O SONO

Falhar não é motivo para que equipes de sucesso percam o sono. Pelo contrário, elas sabem aprender com seus fracassos e superar expectativas. Mesmo que os erros pareçam acabar com a equipe, essa sensação rapidamente é substituída por inovações que só poderiam ter sido produzidas através da tentativa e erro.

 

 

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