Connect with us

Folha Esporte

Título paulista dos ‘Meninos da Vila’, do Santos, completa 40 anos

Time do Santos marcou época, jogando com alegria

Time do Santos marcou época, jogando com alegria
Sidney Corallo/Estadão Conteúdo/20-08-1978

Os “Meninos da Vila” estão completando 40 anos de uma conquista. Foi no dia 28 de junho de 1979 que a geração do Santos, posterior à era-Pelé, se consagrou, vencendo o Campeonato Paulista de 1978. O clube realizará uma homenagem aos campeões, nesta sexta-feira (28), às 16h, no Memorial das Conquistas.

Foi uma longa conquista, com três turnos, como se, nesta jornada, os meninos vislumbrassem a infância, a mocidade e a terceira idade, ou melhor idade, a idade do título.

Leia mais: Veja o antes e depois dos veteranos que disputam o Brasileirão

As crianças que ouviam os jogos pelo rádio naquele tempo, principalmente na voz de Fiori Gigliotti, Osmar Santos e José Silvério, ficavam imaginando que o campo era um palco de estripulias, cambalhotas e malabarismos de garotos como Juary, João Paulo, Pita e Nilton Batata, destaques daquele time.

Eles aprenderam durante a competição. Na final do primeiro turno, por exemplo, Sócrates deu um pito futebolístico na meninada, comandando em campo o Corinthians, na conquista do primeiro turno.

O gol foi marcado por Palhinha, após o Doutor enxergá-lo de costas e dar um passe de calcanhar que atravessou a defesa e foi encontrar o companheiro de frente para o goleiro.

Mas bem que aquele time santista poderia ser chamado também de “Meninos Maduros”. As derrotas não serviram para tirar a confiança. Juary, atacante rápido e leve, foi o artilheiro da competição, com 29 gols.

Nilton Batata enfeitiçava os adversários com dribles ao estilo de Garrincha pela direita. João Paulo tinha a habilidade de um meia e a velocidade de um ponta. Também era oportunista.

Pita e Aílton Lira revezavam-se na armação, com maestria e visão de jogo. As cobranças de falta de Aílton Lira eram perfeitas. Outros jogadores também foram importantes, como o volante Célio e o campeão mundial Clodoaldo, já veterano.

Também em função da Copa do Mundo de 1978, o campeonato só foi se encerrar no meio do ano seguinte. Classificado para o terceiro turno, o Santos terminou na segunda colocação, chegando às semifinais. Superou o Guarani, de Zenon, Renato e cia., por 3 a 1.

Na final do campeonato, encarou o São Paulo, que havia superado o Palmeiras com um gol de Serginho, de cabeça, da entrada da área, aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Foram necessários três jogos para a definição do campeão, os dois primeiros vencidos pelo Santos. Na terceira partida, o São Paulo venceu no tempo normal, por 2 a 0, mas, na prorrogação, o empate era do Santos, por ter feito mais pontos durante o campeonato.

O Santos entrou com Flávio; Nelsinho Batista, Antônio Carlos, Neto (Fernando) e Gilberto; Zé Carlos, Toninho Vieira e Pita (Rubens Feijão); Nilton Batata, Juary e Claudinho.

O São Paulo, do estrategista Rubens Minelli, foi a campo com Valdir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Aírton; Chicão, Muricy Ramalho e Dario Pereyra (Tadei); Viana (Edu), Neca e Zé Sérgio.

O jogo ficou no 0 a 0 e o título foi para o time santista, comandado pelo técnico Formiga. 

Foi um longo campeonato. Em um ano, muita coisa acontece. Um adolescente entra na puberdade. E um grupo de meninos pode se tornar eterno.

Rodrygo faz último treino no CT do Santos e leva trote de companheiros

 

Deixe seu comentário

Publicidade

Folha Esporte

Pedestrianismo comemora vitórias fora de casa

Atletas se destacaram em competições promovidas em São José do Rio Preto e em Nova Aliança

Atletas da equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer/Associação Votuporanguense de Atletismo (AVOA)/Poty/Unifev participaram de competições fora de casa e comemoraram vitórias no último final de semana. No sábado, 7 de setembro, a disputa foi na 1ª Corrida da Independência, na cidade de Nova Aliança. Já no domingo, dia 8, o pedestrianismo foi destaque em São José do Rio Preto, na 6ª Meia Maratona Ecológica Açaí da Praia.

Atletas da equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer/Associação Votuporanguense de Atletismo (AVOA)/Poty/Unifev participaram de competições fora de casa e comemoraram vitórias no último final de semana. No sábado, 7 de setembro, a disputa foi na 1ª Corrida da Independência, na cidade de Nova Aliança. Já no domingo, dia 8, o pedestrianismo foi destaque em São José do Rio Preto, na 6ª Meia Maratona Ecológica Açaí da Praia.

1ª Corrida da Independência

A 1ª Corrida da Independência contou com percurso de 5 km. Cerca de 80 corredores de toda região participaram da disputa, 14 atletas representaram a Prefeitura de Votuporanga.

Karina Franzin foi campeã geral da categoria de 30 a 39 anos. Destaque notório também para os atletas que conquistaram o 1º lugar em suas respectivas categorias: Flavio Santos (30 a 39), Antônio Sanches (50 a 54), Daniel Moretti (40 a 49), João Catarin (acima de 70 anos), Jaciara Andrade (40 a 49) e Isabel Rocha (60 a 69).

Em 2º lugar ficaram José Carvalho (50 a 59), Luzia Aguiar (60 a 69), Evanio Rodrigues (30 a 39), Adair Dias (70 acima) e Railda Buchi (50 a 59). Adenilson Antônio (30 a 39) conquistou o 3º lugar e João Bocato (40 a 49) ficou com o 4º lugar.

6ª Meia Maratona Ecológica Açaí da Praia

A 6ª Meia Maratona Ecológica Açaí da Praia reuniu aproximadamente 500 participantes em uma prova que contou com dois percursos, de 7 km e 21 km. Os 7 atletas votuporanguenses fizeram bonito na competição.

No percurso de 7 km, Eliete Guilherme foi a grande vencedora entre as competidoras da categoria de 50 a 54 anos. João Catarin também foi contemplado com o 1º lugar, recebendo o troféu da categoria acima de 70 anos.

Outros resultados expressivos foram conquistados por Antônio Sanches (50 a 54 – 3º lugar), Daniel Moretti (40 a 44 – 4º lugar), Osmani Borba (50 a 54 – 5º lugar), João Bocato (40 a 49 – 6º lugar) e Evanio Rodrigues (35 a 39 – 7º lugar).

 

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Folha Esporte

Viviane Hara conquista segundo lugar em Maratona de Mountain Bike

A atleta que representa a Prefeitura de Votuporanga no Ciclismo conquistou o segundo lugar na categoria Elite Geral, na Maratona Triângulo Mineiro de MTB

A atleta Viviane Hara que representa a Prefeitura de Votuporanga no Ciclismo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conquistou o segundo lugar na categoria Elite Geral, na Maratona Triângulo Mineiro de Mountain Bike, promovida no último domingo (8/9), em Peirópolis, distrito rural de Uberaba.

A competição reuniu cerca de 400 atletas, de 30 cidades. Foram 64 km de percurso, duas voltas de 32 km. A disputa estava acirrada, mas a votuporanguense se destacou na terra mineira e conseguiu finalizar a prova dois minutos atrás da primeira colocada.

 

Próxima competição

A atleta Viviane Hara se prepara agora para a última etapa da Copa Soul de Mountain Bike, que acontecerá no dia 20 de outubro, na cidade de Leme.

A trajetória da ciclista é de excelente ritmo, visto que ela foi vice-campeã da 1ª Etapa da Copa. Já na 2ª Etapa, a atleta ficou na 4ª posição; na 3ª, ocupou o 2ª lugar e foi campeã na 4ª e na 5ª Etapa da Copa Soul. O trajeto de destaque acompanhou Viviane, que se tornou vice-campeã da 6ª Etapa, acumulando pontos que a aproximam da vitória.

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Folha Esporte

Campeonato Amador: Grande final será neste domingo

A decisão do título será entre os finalistas São Cosme e Penariol, que se enfrentarão a partir das 10h, na Arena Plínio Marin

A grande final do Campeonato Amador Municipal de Futebol “Antônio de Brito Figueiredo” está marcada para este domingo (15/9). A decisão do título será entre os finalistas São Cosme e Penariol, que se enfrentarão a partir das 10h, na Arena Plínio Marin. Antes da partida, para animar a manhã esportiva, equipes da Escolinha de Base da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vão jogar em um amistoso, com o intuito de conhecerem o gramado da Arena, visando diversão e incentivo a atividade física.

O Campeonato Amador é uma realização da Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com organização da Competência no Apito, e contou com 17 equipes e 500 jogadores, movimentando o cenário esportivo em Votuporanga.

Homenageado

A tradicional competição homenageou, neste ano, o empresário Toninho Figueiredo, da empresa votuporanguense Cantóia Figueiredo, um dos grandes incentivadores do futebol votuporanguense.

Deixe seu comentário

Continue Lendo

POPULARES