A terça-feira (29/8) foi de muito conhecimento no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo. O I Simpósio em Centro Cirúrgico e II em Centro de Materiais e Esterilização (CME), promovido pela Santa Casa de Votuporanga, reuniu profissionais de renome no cenário nacional, ressaltando a segurança do paciente.
Na abertura, a gerente assistencial da Instituição, Alessandra Zanoveli, deu as boas-vindas aos participantes. “É a oportunidade de agregar conhecimento e trocar experiências enquanto profissionais. Quero agradecer aos colaboradores do Hospital, que idealizaram o evento. Começamos com a qualificação no ano passado, de maneira mais modesta, somente sobre Centro de Materiais e Esterilização e conseguimos ampliar as áreas com o Centro Cirúrgico”, disse.
Alessandra reforçou que o CME é o coração do Hospital. “É um setor fundamental na prevenção e controle das infecções, sendo responsável pelo desenvolvimento de todas as fases do processo de esterilização”, afirmou.
Ela ressaltou que a Santa Casa é campo de cenário de práticas curriculares, para alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e muitos outros cursos. “Faz parte do nosso DNA ensinar os profissionais, inclusive iremos fortalecer as parcerias com instituições de ensino”, complementou.
A gerente do Senac, unidade que apoiou o evento, Eliane Godoi, destacou a relação com a Santa Casa. “É o nosso campo de estágio dos universitários de Enfermagem e Especialização Técnica em Enfermagem Instrumentação Cirúrgica, onde adquirem conhecimento como esse Simpósio. Tudo que aprenderem é de vocês, valor agregado”, disse.
A professora titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Kazuko Uchikawa Graziano, destacou a importância da capacitação. “Analiso vertentes importantes com a qualificação: fortalecimento do Centro de Materiais e Esterilização, dando visibilidade, capacitação dos profissionais e formação. O CME faz mágica, transforma o material sujo em limpo, desinfectado ou esterilizado para as pessoas que estão com imunidade baixa”, afirmou.
Para a enfermeira do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Flávia Azambuja, o evento surgiu como troca de experiências e compartilhar desafios, especialmente na área de limpeza de instrumentos. “São várias dificuldades que temos, especialmente nas sujidades, materiais e conformações. Nossa função é complexa e este encontro muito necessário”, disse.
A programação seguiu até a tarde, com vários palestrantes. Ana Miranda – especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese e presidente Executiva do Portal NasceCME – discutiu sobre a gestão de riscos e segurança do paciente.
Feijão
Os participantes doaram dois quilos de feijão por inscrição, que serão destinados para o Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Votuporanga.
%d bloggers like this: