Semana do Meio Ambiente: área de preservação ganha 90 novas árvores

2 minutes, 14 seconds Read
A Semana de Meio Ambiente foi movimentada em Votuporanga. Na manhã desta quinta-feira (8/6), a Saev Ambiental, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o plantio de 90 mudas na Área de Preservação Permanente (APP), do córrego Boa Vista, no Parque Boa Vista I.

A iniciativa contou com a participação de 25 alunos do Centro de Educação Municipal (CEM) “Profª Maria Izabel Martins de Oliveira”, que participam do Projeto Maritaca. Até agora, já foram plantadas mais de 900 novas árvores no local que são de espécies diversificadas e que fazem parte do bioma da região de Votuporanga. O objetivo é o de recuperar a área florestal, para proteger e preservar as águas do córrego.

Este ano, a autarquia concluiu a recuperação da APP, no Parque Boa Vista II, onde foram plantadas 2.956 mudas, que auxiliam na proteção e manutenção dos recursos hídricos, no repovoamento e diversidade de plantas e animais, controle da erosão do solo, e consequentemente do assoreamento e poluição dos cursos d’água.

As mudas são do programa “Sementes do Futuro”, desenvolvido também pela Prefeitura em parceria com a Saev Ambiental, visando o cultivo de mudas no viveiro do Horto Florestal com apoio de adolescentes entre 16 e 17 anos que atuam no local como complementação da educação regular através de atividades educacionais nas áreas ambiental, cultural e saúde.

A recuperação das matas ciliares é realizada em todos os córregos do município e é feita por uma equipe especializada do departamento de Meio Ambiente da Saev Ambiental.

Projeto Maritaca

Criado em 2003, o projeto Maritaca aborda questões ambientais na educação infantil e fundamental. Ao longo dos 14 anos de iniciativa, já plantou mais de 35 mil mudas na área urbana do município. Só este ano foram plantadas cerca de 400 árvores.

Semana de Meio Ambiente

A semana acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Para conscientizar a população, a Saev Ambiental preparou um calendário de ações voltadas para a preservação dos ecossistemas.

Entre as ações, também estão visitas à sede da Superintendência, plantio feito pelo prefeito João Dado, seu vice Renatão Martins e o vereador Giba no Complexo Victor Hugo, palestras realizadas nas escolas estaduais e municipais de Votuporanga, plantio de 45 mudas de árvores, no Complexo Esportivo “Victor Hugo Garcia Jorge”, no bairro Chácara Paineiras. E para fechar a semana, no sábado (10/6), a Saev Ambiental participa da 3ª Feira de Troca de Mudas, na Concha Acústica, das 8 às 12 horas. Na ocasião, serão doadas mudas para todos os visitantes.

Similar Posts

%d bloggers like this: