Semana do Bebê: oficinas promovem bem-estar para primeira infância

Um dia totalmente voltado para a primeira infância. Nesta quinta-feira (17/8), a programação da Semana do Bebê acontece no Espaço Unifev Saúde, com os especialistas da Santa Casa de Votuporanga. Os profissionais explicam sobre diversos temas como produção de papinhas, massinhas para modelar, fantoches e banho de ofurô, que promovem o bem-estar das crianças de 0 a 3 anos, além de fortalecer a relação da mamãe com o bebê. 

Grávida de 30 semanas de Davi, Grazieli Paschoalim, estava atenta a todas as informações da especialista em aromaterapia e massagem, Rosangela C. da Silva. Rosangela deu dicas sobre quais óleos essências devem ser utilizados durante a gravidez. “Para as gestantes, é preciso tomar cuidado com óleo de laranja. O ideal é aroma floral como lavanda, que estabelece equilíbrio emocional”, disse.

A especialista ressaltou que o óleo não pode ter contato direto na pele, por serem volátil. “Pode-se colocar uma gota na palma de uma mão, esfregar e inalar o cheiro. Também pode ser diluído na água, no óleo vegetal, no creme neutro, escalda-pés ou na compressa de água”, complementou.

Durante a oficina, Grazieli confeccionou um aromatizador de óleo essencial de lavanda. “Quero borrifar no quarto dele, para trazer tranquilidade. Também fiz um sachê com bolinhas de sagu, sal, cravo e erva-doce para colocar no guarda-roupas”, contou.

A gestante elogiou a iniciativa. “Estou gostando muito da programação, sou mãe de primeira viagem e essas dicas são importantes”, frisou.

Foi pensando na família que o cronograma foi elaborado pelo comitê da Primeiríssima Infância, formado por colaboradores do Hospital. “Montamos atividades práticas e fáceis, para que as mamães possam desenvolver com os filhos. Nosso objetivo é que a comunidade, funcionários participem da Semana”, afirmou a enfermeira e membro do comitê, Kelly Almeida. 

Silvia Faria, assessora pedagógica e articuladora municipal, ressaltou a abrangência do evento. “As unidades de saúde, da educação e de Assistência Social estão voltadas para a primeira infância. Dividimos por regiões para que todos os públicos possam participar. Assim como acontece no Espaço Unifev Saúde, simultaneamente, temos programação na Zona Norte. Por dia, cerca de 100 pessoas nos prestigiam, adquirindo mais conhecimento”, contou.

O cronograma na Santa Casa se encerra com a edição do Encontro de Famílias Grávidas, a partir das 19h30. As especialistas Rosangela Silva, Liliani Pereira e a doula Arlete Mendes falarão sobe shantalas.

Similar Posts

%d bloggers like this: