Secretaria de Direitos Humanos realiza evento para pessoas em situação de rua

Integrando as festividades de 80 anos de Votuporanga, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos realiza, no dia 13 de agosto, o seminário “União Solidária”. O evento tem como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua. 

O seminário será realizado na Associação Antialcoólica de Votuporanga, das 7h30 às 12h30. O evento é aberto a toda população e será entregue certificado de cinco horas ao público participante. Também podem participar bolsistas do projeto Votuporanga em Ação 2. 

Além das pessoas em situação de rua que estão temporariamente abrigadas nas entidades de Votuporanga, será feito um amplo trabalho para resgatar os que se negam em receber acolhimento e preferem ficar pelas ruas. No dia, a equipe dos Direitos Humanos fará uma busca pela cidade com o intuito de levá-los até a Associação Antialcoólica.

Ações

O grupo Barbeiros Solidários, formado por mais de 10 cabeleireiros de Votuporanga e região, fará cortes de cabelo e barba, gratuitamente, visando elevar a autoestima das pessoas em situação de rua.

Já o grupo Família Duas Rodas ficará responsável em proporcionar um delicioso café da manhã e almoço, tudo preparado com muito carinho pelos mais de 15 voluntários. Além disso, será entregue um kit contendo produtos de higiene pessoal.

Palestrantes

Após o café da manhã, será realizado um ciclo de palestras que visam levar orientações a todos. A assistente social da Casa Abrigo Irmãos de Emaús, Amélia Marques Nunes (Amelinha), falará dos trabalhos da entidade. Já o médico psiquiatra, José Rubens Naime, irá expor as consequências do álcool na saúde.

Para encerrar o ciclo de palestras, o votuporanguense Cleber Lazarini contará sua experiência de vida. Ele é ex-morador de rua e retratou os momentos vividos em vulnerabilidade social no livro “O Alcoolismo visto por dentro”. 

O secretário Emerson Pereira está muito otimista com o evento, inédito em Votuporanga. “Estamos na produção deste acontecimento desde maio e as expectativas são as melhores possíveis. Faremos um seminário, com profissionais gabaritados, que trarão conhecimento e experiência de vida para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o almoço será oferecido gratuitamente para que possamos passar um dia muito gostoso”, disse.

Doações

Quem quiser doar alimentos não perecíveis para ajudar na preparação do almoço ou produtos de higiene que serão entregues às pessoas em situação de rua, podem deixar na Secretaria de Direitos Humanos. O endereço é rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, n.º 3183, centro. O telefone para mais informações é o (17) 3422-2770 / 3421-4126.

Similar Posts

%d bloggers like this: