Secretaria de Assistência Social apresenta balanço em Audiência Pública

Paulo Ricardo Venâncio
paulo.venancio@folhar.com.br

Aproximadamente 9751 atendimentos foram prestados pela Secretaria de janeiro a novembro deste ano

Na última quarta-feira a Secretaria de Assistência Social de Votuporanga realizou na Câmara Municipal de Votuporanga, uma Audiência Pública com o intuito de apresentar o balanço das atividades desempenhadas durante o ano. Na ocasião, a atual secretária da pasta Marli Aparecida Beneduzzi Pignatari, destacou que de janeiro a novembro deste ano já foram aproximadamente 9751 atendimentos prestados pela Secretaria, o que inclui auxílio funeral, visita domiciliar, doações de cesta básica, entrega de fralda geriátrica (lembrando que a aquisição do item higiênico fica a cargo da Secretaria de Saúde), entre outros serviços.
Marli destacou também outras iniciativas como o Viva Leite, que até o final de novembro, cadastrou no programa 519 crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses. O projeto Votuporanga em Ação, (programa de auxílio-desemprego) que já disponibilizou durante o ano, 150 vagas, no qual os requisitos mínimos para participar são: ter entre 22 e 65 anos de idade; estar desempregado por seis meses ou mais; residir no município nos últimos dois anos; não receber outra renda como, por exemplo, benefício, aposentadoria, seguro desemprego, pensão e possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, lembrando que apenas uma pessoa da família poderá ser beneficiada.

Foi identificado pela Secretaria, por meio do Cadastramento Único para Programas Sociais, que reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda (aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa), que no município ainda constam cerca de 1440 famílias em condições de extrema pobreza, com renda per capita familiar de até R$85,00. Apontou-se também as Ações Estratégicas do PETI(Programa de Erradicação de Trabalho Infantil), em 2016 foram identificadas 51 situações de trabalho infantil no município. Apresentou-se também os atendimentos realizados nos Cras (Norte, Sul e Leste), Creas, Centro de Convivência do Idoso, Creas, Cram (Centro de Referência e atendimento à Mulher), Centro Dia do Idoso, além da iniciativa de Inclusão Produtiva com a cooperativa Coopervinte.

Participaram também do encontro os vereadores Emerson Pereira, Jurandir Benedito da Silva e Osmair Ferrari.

CCI
Durante a audiência, a secretária destacou a construção do Centro de Convivência do Idoso, no Parque Residencial do Lago, que já está com a obra concluída, entretanto, ainda depende de liberação de recursos para infraestrutura, deixando a entrega para a próxima gestão em 2017. O Centro que já existe e atende mais de 200 pessoas, incentivando um envelhecimento ativo, com o novo espaço, os atendimentos serão duplicados.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: