Secretaria da Saúde intensifica vacinação até sexta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga realiza até a próxima sexta-feira (28/7) uma Campanha de intensificação de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), Hepatite B e doença meningocócica C. A ação que é recomendada pela Secretaria de Estado da Saúde aos municípios paulistas, tem enfoque em adolescentes e pré-adolescentes, entre 9 e 15 anos, mas também atenderá adultos acima de 50 anos.

As vacinas são disponibilizadas gratuitamente em todas as unidades de saúde de Votuporanga, das 7h às 17h.  

A campanha pretende atender o público definido por abranger a fase de proximidade e/ou início da vida sexual e, consequentemente, de maior vulnerabilidade às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como o HPV e a Hepatite B. 

A vacinação contra o HPV está disponível para meninas na faixa etária entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Entre o público feminino, a imunização auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero e vulva. Para meninos, a proteção é contra o câncer de pênis e ânus. A vacina previne ainda contra o câncer de boca, orofaringe e verrugas genitais para ambos os sexos. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de seis meses para a segunda, para ambos os sexos. A enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria da Saúde, Danieli Fortlilli é importante destacar que a vacina que protege contra o HPV é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito na doença clínica estabelecida ou nas infecções pré-existentes. “O HPV é altamente contagioso, e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual”, justifica a enfermeira.  

Neste ano, a vacina contra a doença meningocócica C também foi inclusa no calendário de vacinação, pelo Programa Nacional de Imunização que definiu como público-alvo meninos e meninas de 12 e 13 anos. A dose é única.

Até o ano passado, a vacina contra a meningite C estava disponível apenas para crianças entre três meses e quatro anos. A meningite C apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com potencial epidêmico. “A ampliação na oferta tem o intuito de reforçar o efeito da vacina aplicada ainda na infância”, destaca Danieli. 

A vacina contra a Hepatite B, também prevista na intensificação contempla não somente jovens, mas todas as faixas etárias – desde menores de um ano até adultos acima dos 50 anos. O esquema vacinal é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda; a terceira deve ser aplicada após seis meses em relação à dose inicial.

Similar Posts

%d bloggers like this: