Folha Regional

Secretaria da Saúde de Votuporanga realiza programação especial no Mês da Mulher

Ações voltadas a saúde e bem-estar do público feminino são gratuitas e realizadas em diversos pontos da cidade, incluindo Unidades de Saúde do Município

Neste mês de Março, a Secretaria Municipal da Saúde prepara uma programação especial com ações de saúde, orientações à população feminina, palestras de sensibilização e empoderamento, e capacitações em celebração ao Mês Internacional da Mulher. Também neste período, a Campanha de Coleta de Papanicolau e Solicitação de Mamografia estão sendo intensificadas nas Unidades de Saúde. 

Nesta sexta-feira (8/3), das 8h às 16h, equipes de Saúde estarão na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” para orientar o público feminino sobre a Saúde da Mulher, o que inclui questões inerentes ao autoexame das mamas e prevenções do câncer de colo de útero.     

Dentro da programação, todas as Unidades de Saúde de Votuporanga permanecerão abertas no dia 30 de março (último sábado do mês), das 8h às 16h, para o Dia D de Intensificação das Ações à Saúde da Mulher. Todas as mulheres estão convidadas a participar da estratégia, que contará com a coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame e solicitação de mamografia.  Para participar desse dia especial é necessário que a mulher esteja com documento de identificação, cartão SUS e o cartão da Unidade. Diversas outras ações serão desenvolvidas, portanto, é necessário, que as mulheres se informem em suas Unidades de Saúde. 

O objetivo da programação é atender às mulheres e incentivá-las a serem submetidas a exames de prevenção que detectam precocemente os cânceres de mama e de colo uterino, algumas das neoplasias que mais acometem mulheres no País. Toda mulher que tenha iniciado a atividade sexual deve fazer anualmente o exame de prevenção ao câncer de colo de útero, o papanicolau. 

Orientações

A orientação para as mulheres solicitarem a mamografia é para aquelas acima de 35 anos, caso tenham histórico da doença na família e as inseridas no Programa Mulheres de Peito, que atendem mulheres nas faixas de idade de 50 a 69 anos, e demais fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo. O programa realizou 2,8 mil exames de mamografia no último ano no município.

Capacitação

Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem participam, no dia 20 de março (quarta-feira), de uma Capacitação sobre Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer Bucal. O encontro será no Instituto Federal São Paulo (IFSP), das 7h30 às 16h30. Todos os participantes serão certificados. O IFSP está localizado na Avenida Jerônimo Figueira da Costa nº 3014 – Pozzobon.   

Programação

Orientações à População Feminina

Público Alvo: População em geral com abordagem com enfoque na Saúde da Mulher

Local: Praça Cívica, Concha Acústica

Data: Sexta-feira – 08/03/2019

Horário: 8h00 às 16h00. 

Capacitação sobre Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer Bucal

Público Alvo: Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Local: Instituto Federal do Estado de São Paulo

Data: Quarta-feira – 20/03/2019

Horário: 7h30 às 16h30.

Dia D – Saúde da Mulher

Público Alvo: Todas as mulheres do município de Votuporanga

Local: Todas as Unidades de Saúde do Município de Votuporanga 

Data: 30/03/2019

Horário: 8h00 às 16h00.


Deixe seu comentário

Da Redação

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular