Connect with us

Manchete

Secretaria da Saúde de Votuporanga realiza programação especial no Mês da Mulher

Ações voltadas a saúde e bem-estar do público feminino são gratuitas e realizadas em diversos pontos da cidade, incluindo Unidades de Saúde do Município

Neste mês de Março, a Secretaria Municipal da Saúde prepara uma programação especial com ações de saúde, orientações à população feminina, palestras de sensibilização e empoderamento, e capacitações em celebração ao Mês Internacional da Mulher. Também neste período, a Campanha de Coleta de Papanicolau e Solicitação de Mamografia estão sendo intensificadas nas Unidades de Saúde. 

Nesta sexta-feira (8/3), das 8h às 16h, equipes de Saúde estarão na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” para orientar o público feminino sobre a Saúde da Mulher, o que inclui questões inerentes ao autoexame das mamas e prevenções do câncer de colo de útero.     

Dentro da programação, todas as Unidades de Saúde de Votuporanga permanecerão abertas no dia 30 de março (último sábado do mês), das 8h às 16h, para o Dia D de Intensificação das Ações à Saúde da Mulher. Todas as mulheres estão convidadas a participar da estratégia, que contará com a coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame e solicitação de mamografia.  Para participar desse dia especial é necessário que a mulher esteja com documento de identificação, cartão SUS e o cartão da Unidade. Diversas outras ações serão desenvolvidas, portanto, é necessário, que as mulheres se informem em suas Unidades de Saúde. 

O objetivo da programação é atender às mulheres e incentivá-las a serem submetidas a exames de prevenção que detectam precocemente os cânceres de mama e de colo uterino, algumas das neoplasias que mais acometem mulheres no País. Toda mulher que tenha iniciado a atividade sexual deve fazer anualmente o exame de prevenção ao câncer de colo de útero, o papanicolau. 

Orientações

A orientação para as mulheres solicitarem a mamografia é para aquelas acima de 35 anos, caso tenham histórico da doença na família e as inseridas no Programa Mulheres de Peito, que atendem mulheres nas faixas de idade de 50 a 69 anos, e demais fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo. O programa realizou 2,8 mil exames de mamografia no último ano no município.

Capacitação

Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem participam, no dia 20 de março (quarta-feira), de uma Capacitação sobre Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer Bucal. O encontro será no Instituto Federal São Paulo (IFSP), das 7h30 às 16h30. Todos os participantes serão certificados. O IFSP está localizado na Avenida Jerônimo Figueira da Costa nº 3014 – Pozzobon.   

Programação

Orientações à População Feminina

Público Alvo: População em geral com abordagem com enfoque na Saúde da Mulher

Local: Praça Cívica, Concha Acústica

Data: Sexta-feira – 08/03/2019

Horário: 8h00 às 16h00. 

Capacitação sobre Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer Bucal

Público Alvo: Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Local: Instituto Federal do Estado de São Paulo

Data: Quarta-feira – 20/03/2019

Horário: 7h30 às 16h30.

Dia D – Saúde da Mulher

Público Alvo: Todas as mulheres do município de Votuporanga

Local: Todas as Unidades de Saúde do Município de Votuporanga 

Data: 30/03/2019

Horário: 8h00 às 16h00.


Deixe seu comentário

Continue Lendo
Publicidade

Manchete

Polícia deflagra operação que investiga transações financeiras de três instituições de Fernandópolis

De acordo com a Polícia Civil, as transações eram feitas entre a Santa Casa, a Unimed e o Instituto Avançado do Coração.

A Polícia Civil realiza uma operação para investigar transações financeiras feitas entre a Santa Casa, a Unimed e o Instituto Avançado do Coração (Iacor), na manhã desta terça-feira (16), em Fernandópolis (SP).

De acordo com informações preliminares da corporação, os policiais permanecem nos locais fazendo um levantamento de documentos no setor financeiro das três instituições.

G1 entrou em contato com a Santa Casa, a Unimed e o Instituto Avançado do Coração, mas ainda aguarda retorno.

Uma coletiva de impressa será feita na delegacia da cidade pelo delegado responsável pela operação.

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Manchete

Polícia ambiental prende homem com armas e papagaio em rancho em Votuporanga

INDIVÍDUO FOI PRESO NA ÁREA RURAL, PRÓXIMO À ESTAÇÃO EXPERIMENTAL, NO ENTANTO PAGOU R$ 1 MIL EM FIANÇA E RESPONDERÁ EM LIBERDADE. 

Na tarde de ontem (15), policiais militares ambientais de Votuporanga/SP realizavam patrulhamento pela estrada que liga ao município de Floreal/SP – quando próximo à Estação Experimental, perceberam um caminho que ligava à um rancho. 

No entanto, quando se aproximavam do local, notaram que um homem adentrou rapidamente no imóvel, levantando suspeitas quanto à conduta. Pela varanda havia um papagaio preso em uma gaiola e, após ser questionado o morador afirmou possuir arma de fogo pela casa, no entanto, durante buscas foram localizadas duas armas e as respectivas munições. 

Diante do exposto, o homem foi preso em flagrante por posse de arma de fogo e por manter aves silvestres sem autorização, sendo apresentado na Central de Flagrantes, onde foi ouvido e estipulando fiança no valor de R$ 1 mil – valor que foi apresentado e o homem liberado, devendo responder em liberdade. 

Fonte: Votunews

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Manchete

Casal comemora Bodas de Ouro e presenteia Santa Casa de Votuporanga

Celebrar 50 anos de união, na presença de filhos, amigos e toda família. Sonho de muitos não é mesmo? Imagina comemorar todo este amor, espalhando não somente para seu par, mas até mesmo para desconhecidos?

Edmur Aparecido Casagrande e Iris Telosi Casagrande completaram Bodas de Ouro no último dia seis deste mês. Ao invés de presentes, eles optaram por ganhar alimentos para doar para entidades.

Seu Edmur esteve no Hospital para entregar os mantimentos. Foram mais de 86 quilos, que serão utilizados pelo Serviço de Nutrição e Dietética, responsável pelo fornecimento de 1.700 refeições diárias a pacientes e acompanhantes. “A gente já tem o necessário, por isso pensamos em ajudar as instituições. Auxiliamos a Santa Casa, Vicentinos e Lar dos Velhinhos da minha cidade”, afirmou o morador de Cosmorama.

Ele explicou que sua contribuição foi motivada pelo bom atendimento. “Minha mãe Alice já ficou internada aqui. Na época, fez uma doação para a Santa Casa. Minha esposa fez cirurgia cardíaca há seis anos. Só podemos agradecer”, complementou.

O provedor da Instituição, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu os alimentos. “Este casal demonstrou toda a solidariedade. Utilizaram de uma data especial para fazer o bem. Nosso muito obrigado em nome de centenas de pacientes”, finalizou.

Deixe seu comentário

Continue Lendo

POPULARES

Copyright © 2019 FOLHAR.COM.BR