Saúde de Rio Preto capacita 350 agentes sobre doenças crônicas transmissíveis

A Secretaria de Saúde de Rio Preto realizou nesta terça-feira, 19, o II Simpósio Sobre Doenças Crônicas Transmissíveis, para agentes comunitários de saúde e de endemia da rede municipal. O encontro aconteceu durante toda a manhã na Unilago, com o objetivo de atualizar os profissionais sobre doenças como hepatites B e C, HIV/Aids e sífilis, favorecendo o diagnóstico e tratamento precoce. O simpósio contou com a participação de 350 agentes.

Os temas abordados foram acolhimento, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, fluxos e locais de atendimento aos portadores dessas doenças. “Temos no município uma prevalência de 3% de portadores de hepatites B e C, e 0,4% de HIV. Por isso, é importante que os agentes conheçam as medidas preventivas a essas doenças. Os agentes são os transformadores de uma comunidade, pois têm vínculo com a população. Então, a capacitação é importante”, disse a diretora da Atenção Especializada, Diene Trajano.

O simpósio foi encerrado com a peça de teatro “Família Silva”, da Companhia Paulista de Arte. O enredo é voltado para a capacitação e treinamento de profissionais de saúde sobre atendimento, acolhimento e aconselhamento aos portadores de DST/AIDS.

Colaborou: Victor Hugo Cavalcante

Similar Posts

%d bloggers like this: