Nesta quinta-feira dia 18 de fevereiro, a Santa Casa de Votuporanga organizou live no Instagram da instituição para informar a população sobre a dengue, doença muito comum em nossa região e que costuma ser mais comum neste período do ano. Dr. Matheus Braga, médico do pronto-socorro da Santa Casa e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), esclareceu o tema e tirou dúvidas dos internautas que assistiram à entrevista.
O profissional explica que “Em torno de 3 a 7 dias após a picada do mosquito Aedes Aegypti é que aparecem os primeiros sintomas da dengue, se estendendo até 14 dias. E na forma clássica da doença, podem aparecer dor de cabeça, febre e dor atrás dos olhos. Neste caso, a princípio, devemos procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. Já a dengue hemorrágica, é um quadro mais grave que trazem consequências como sangramentos, e aí, é importante procurar o Pronto Socorro na Santa Casa”.
Ele também falou sobre as outras formas da doença e o público que pode estar em maior risco e disse “Existem as variações da dengue como a zika e a chikungunya, essas outras duas são mais brandas, mas nas gestantes o cuidado é maior para evitar a doença e suas complicações nos bebês. O público de idosos, pessoas com comorbidades como hipertensos, diabéticos, são nos deixam mais atentos aos sintomas, por possíveis casos de agravamento da doença”.
Ele também tem despertado atenção com alimentos para quem contrai dengue e finalizou “Que dê preferência para alimentos mais ricos em fibras, muita hidratação com líquidos e até mesmo o famoso soro caseiro, caso necessário. E, lembrando a importância de passar por uma unidade de saúde para uma triagem e a avaliação médica. Em caso de dúvidas, o SAMU está à disposição pelo 192 para que a pessoa seja orientada em qual serviço de saúde deve ir”.
Comunicação Santa Casa de Votuporanga.