Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Votuporanga

Santa Casa orienta sobre Dia Mundial da Sepse

Instituição possui protocolo para a doença em parceria com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS)

 

Hábitos saudáveis como lavar as mãos, manter uma boa dieta alimentar e praticar exercícios são importantes para manter o organismo fortalecido e prevenir doenças inclusive a sepse, que pode afetar todo sistema imunológico e causar a morte.

No Dia Mundial da Sepse, dia 13 de setembro, a Santa Casa de Votuporanga faz um alerta sobre a patologia que é a principal causa de mortes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a frente do infarto e de alguns tipos de câncer.

A Instituição possui um protocolo de tratamento, em parceria com Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). Há mais de um ano, investiu em medidas simples, aliadas ao envolvimento da gestão do Hospital, para garantir a identificação rápida e tratamento adequado.

A doença

Mas antes de falarmos sobre o protocolo, vamos explicar sobre a doença. A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção que pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente, aumentando a chance de óbito. Esse quadro é conhecido como infecção generalizada, disfunção ou falência de múltiplos órgãos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base na identificação do foco infeccioso e na presença de sinais de mau funcionamento de órgãos. Na medida em que se confirma a suspeita, os exames laboratoriais são coletados e o antibiótico é administrado o mais rapidamente possível.

O coordenador da rede de urgência e emergência, Dr. Chaudes Ferreira Júnior, destacou que o paciente que apresenta os sinais de alerta deve receber o tratamento em até uma hora após a identificação destes sintomas. “Ele tem prioridade de atendimento e receberá assistência específica imediatamente. São medidas simples, mas que fazem parte da rotina do Hospital, através de campanhas de sensibilização para aplicação dos protocolos”, disse.

Protocolo

A chave para o tratamento correto é a integração entre médicos e enfermeiros desde a entrada no pronto-socorro até a Unidade de Terapia Intensiva, com suporte dos serviços de apoio de exames laboratoriais e de imagem.

Todos os setores da Santa Casa utilizam o instrumento de triagem, para a detecção precoce do paciente séptico. A abertura do protocolo é realizada de comum acordo entre equipes médica e multiprofissional, principalmente a enfermagem, sempre que houver suspeita de foco infeccioso.

Em mais de um ano de protocolo, Dr. Chaudes analisou os avanços. “Os profissionais do Hospital estão mais conscientes de como a doença se manifesta com medidas de prevenção e detecção, contribuindo potencialmente para o cumprimento de protocolo e salvando vidas”, afirmou.

A sepse é uma das principais causas de óbitos nos hospitais do Brasil. Segundo o médico, o tempo é um fator preponderante. “A cada hora de atraso na administração do antibiótico, a mortalidade aumenta cerca de 8%. A administração precoce desta medicação reduz potencialmente a evolução para formas mais graves da doença”, revelou.

 

Prevenção

A sepse pode ser prevenida. Fique atento aos hábitos:

– Lavar as mãos com água e sabão, com frequência;

– Não fumar;

– Manter a carteira de vacinação em dia;

– Procurar orientação médica ao sinal de febre;

– Evitar o hábito de levar a mão à boca ou ao nariz;

-Manter uma alimentação balanceada com legumes, frutas e verduras;

– Praticar atividades físicas.

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Votuporanga

Votuporanga permanece na fase amarela com bares, restaurantes e similares podendo ter consumo no local após às 17h

Nesta sexta-feira (18/9), o Governo do Estado de São Paulo manteve a região da DRS-XV, de São José do Rio Preto, na fase amarela do Plano São Paulo. Desta forma, Votuporanga permanece há 14 dias nesta fase, ficando permitido, a partir de então, o consumo local em bares, restaurantes e similares até às 22 horas, respeitando o período máximo de 8 horas diárias e as demais determinações do segmento conforme seguem abaixo.

Sendo assim, a Prefeitura reforça que ficam permitidas as atividades comerciais e de serviços no período das 6h às 22h, por oito horas, sem esse limite para as atividades essenciais.

– bares, restaurantes e similares podem permitir consumo no local atendendo às seguintes exigências: atendimento presencial após às 6h e até às 22h, não ultrapassando a quantidade de 8 horas/dia; capacidade limitada a 40%; somente ao ar livre ou em áreas arejadas; e adoção dos protocolos sanitários.

– salões de beleza e barbearias devem atender com capacidade de até 40% do limite, com horário de até 8 horas/dia e adoção dos protocolos sanitários.

– academias de esporte devem atender com capacidade de até 30% do limite, com horário de até 8 horas/dia, agendamento prévio com hora marcada, permissão apenas para aulas e práticas individuais e adoção dos protocolos sanitários.

Continuar Lendo

Votuporanga

Secretaria da Saúde realiza Arrastão de Limpeza contra a Dengue neste sábado

A ação será realizada apenas nesse sábado (19/9), a partir das 8h.

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Vigilância Ambiental, realizará o Arrastão de Limpeza contra a Dengue, neste sábado (19/9), a partir das 8h, em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza. O Arrastão vem sendo realizado desde o final do mês de agosto, mas é o primeiro sábado que as equipes atuarão pelos bairros da cidade.

As equipes seguirão o mesmo procedimento, com utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), seguindo as normas de saúde com relação à prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Prorrogação até 30 de setembro

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga iniciou o Arrastão de Limpeza contra a Dengue no Município no dia 31 de agosto. A ação foi prorrogada até o dia 30 de setembro e tem o propósito de intensificar o combate contra o Aedes aegypt. As equipes são formadas por agentes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses e também pelos Agentes Comunitários de Saúde.

No entanto, para combater a proliferação de criadouros do mosquito e o aumento no número de casos da Dengue, a pasta adverte sobre o papel fundamental da população na manutenção dessas ações de combate.

As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Portanto, a Secretaria orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Continuar Lendo

Votuporanga

Empresas doam 1.200 bombons para colaboradores

“O seu trabalho adoça vidas”. A representante comercial, Valéria Navarro, aliada a algumas empresas da cidade, homenageou os colaboradores da Santa Casa de Votuporanga, que se dedicam em prol da saúde de toda a região.
Os profissionais receberam um bombom, com uma mensagem de carinho. Foram mais de 1.200 chocolates entregues, presenteando aqueles que possuem como missão salvar vidas!
Valéria explicou a iniciativa. “Todos os anos, desde que criamos a agenda publicitária de Votuporanga, estamos junto com o Hospital. Parte das vendas é revertida em doação de leite para a Instituição. Todos os meus parceiros sabem desta contribuição e ficam muito felizes por isso. Neste ano, diante do que estamos passando com a pandemia, principalmente vocês da Santa Casa de Votuporanga, pensamos em homenageá-los”, ressaltou.
A representante comercial enfatizou que a ideia foi agradecer a todos os profissionais pelo trabalho e coragem. “Essa doença ainda era desconhecida, nova e vocês estão dando o máximo de si”, complementou.
Além do bombom, todo detalhe foi planejado com muito carinho. “Criamos a frase “O seu trabalho adoça vidas”, porque realmente traz sorrisos, satisfação, agradecimentos. Desejamos que Deus consiga confortar, quando existe o choro, a tristeza e a amargura, e nos ajudar a exercermos nossa profissão, podendo levar um pouquinho Dele em todos os cantos”, destacou.
Valéria contou com os parceiros: PC Note Mais; Vita Erva; Valentina Papa; Studio Fluir; Manipulação Rosa Mística; Vitss; Master Papelaria; Planalto Imobiliária; Oligoflora; Ilha do Pescador; Dauri Hair Stylist; Dony Alta Costura; Yohn Boutique; Leite e Filhos; Impressão Cartuchos; Missão Atos 4; New Artes; Fabiano Mesas; Casa dos Brinquedos; Tati Castro; Luiz Chaveiro; Flor de Lis; Lary Navarro Cerimonialista; SoftMaster Sistemas; Óticas e Relojoaria Viscardi; Chinelaria Leilane Neves; Centro de Eventos Valério Giamatei; A Ideal Calçados; Cálculos Previdenciários; Rosa Mística; Aux Empreendimentos Imobiliários e Brindes Valéria Navarro.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a iniciativa. “Temos vivido dias muito desafiadores. Essa pandemia se prolonga há meses e nossos profissionais trabalham diuturnamente, pensando no próximo. Agradecemos a Valéria e todos que contribuiram, que trouxeram carinho e amor para o Hospital”, finalizou.

Continuar Lendo

Populares

Covid-19 em Votuporanga-SP

Acompanhe a situação do Coronavírus em Tempo Real -24h