Santa Casa oferece oficinas na Semana do Bebê

A Santa Casa de Votuporanga acredita que conhecimento faz a diferença na saúde e qualidade de vida, especialmente na primeira infância. A Instituição é parceira da 7ª Semana do Bebê, evento faz parte do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, realizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Unifev.

Especialistas da Entidade oferecerão oficinas nesta quinta-feira (17/8), no Espaço Unifev Saúde. A partir das 8h, a pedagoga e esteticista, especialista em aromaterapia e massagem, Rosangela C. da Silva irá explicar como utilizar a aromaterapia para quarto de bebês e crianças. O método trabalha com óleos essenciais e funciona inclusive para aliviar sintomas de doenças em bebês e crianças.

O nutricionista João Carlos Bragato irá sanar todas as dúvidas sobre preparo de papinhas práticas e saudáveis. “O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo para as crianças até os seis meses de vida. Após essa idade, oferecer novos itens que complementam o cardápio dos bebês é indicado. Por isso, é preciso que essa alimentação seja extremamente saudável e gostosa para que a criança cresça bem desenvolvida no corpo e na mente”, contou João Carlos.

A partir das 13h, o aluno do curso de Psicologia, Renan Bandeira Dias, ensinará os participantes a fazer fantoches para brincadeiras. Na sequência, a enfermeira Camila Scrignoli Bottura oferecerá oficina sobre massinha caseira – receita e como utilizar.

A enfermeira obstetra Heloisa Aureliano Fiorilli irá apresentar o banho de ofurô no bebê, técnica que transmite as mesmas sensações do útero da mãe e acalma o recém-nascido.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, falou da importância de participar da Semana do Bebê. “Somos parceiros desta iniciativa, porque acreditamos que a primeira infância é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento humano e para que nos tornemos adultos funcionais, participativos e responsáveis. O papel fundamental dos pais e educadores, neste processo, é o de cuidar, dar e promover um ambiente propício ao crescimento e esta ação mobiliza famílias neste sentido”, frisou.

Encontro de Famílias Grávidas
As especialistas Rosangela Silva, Liliani Pereira e a doula Arlete Mendes são as convidadas especiais para o Encontro de Famílias Grávidas, realizado durante a Semana do Bebê. O tema será Shantala. “A massagem é recomendada após o primeiro mês de vida do recém-nascido. Os toques, que abrangem todo o corpo do bebê, trabalham as regiões do corpo: peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. A criança fica mais tranquila e menos chorosa e dá menos trabalho na troca de fraldas e durante as refeições. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso”, explicou o coordenador do Encontro, enfermeiro obstetra Rodrigo Ribeiro.

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas até o dia 16, pelo telefone: 17 3405-9133, ramal 285 –falar com Gustavo.

Similar Posts

%d bloggers like this: