Santa Casa de Votuporanga: família ativa no processo de recuperação | Folha Regional
Ligue-se a nós

Manchete

Santa Casa de Votuporanga: família ativa no processo de recuperação

Acompanhantes de pacientes de pós-operatório de cirurgias cardíacas permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

O adoecimento e a hospitalização representam rupturas no cotidiano familiar. A mudança na rotina tem sido fator desencadeante de estresse, capaz de gerar alterações físicas e psíquicas, tanto para o paciente quanto para seus familiares. Neste contexto, a participação dos parentes é essencial dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Santa Casa de Votuporanga tem o atendimento humanizado como diretriz institucional e como embasamento para a implementação de ações e iniciativas. Desde o ano passado, o Hospital permitiu acompanhantes de pacientes que estejam no pós-operatório de cirurgias cardíacas com estado de saúde estável nos leitos da UTI.

PUBLICIDADE

Há também algumas exceções para liberação de acompanhantes em casos de pacientes hospitalizados por período prolongado. “Avaliamos cada quadro clínico, principalmente se há risco de desenvolvimento de delirium, que é uma síndrome neurocomportamental causada pelo comprometimento transitório de atividade cerebral. É muito comum em pacientes idosos e/ou submetidos a procedimentos cirúrgicos extensos. Exatamente neste contexto que o familiar é tão necessário no processo de restabelecimento físico e emocional inserido no ambiente hospitalar”, explicou a psicóloga Isabela Lucas Lima.

Amanda Maris Borssoni Saura da Costa, gerente de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, disse que foram estabelecidos critérios técnicos, analisados pela equipe para indicar os pacientes elegíveis a acompanhantes. “Solicitamos que o acompanhante seja familiar próximo ou alguém com vínculo com o paciente, para ser o suporte e fonte de segurança. Alguns critérios foram estabelecidos como idade, equilíbrio emocional e capacidade cognitiva preservada. Para esta iniciativa, foi necessário desenvolver na equipe assistencial habilidade de comunicação, diálogo e acolhimento de diversas demandas, como também, possibilitar as oportunidades de expressão da autonomia dos pacientes e seus familiares”, afirmou.

Durante todo o processo de internação na Unidade a família é acolhida e os diálogos com os profissionais acontecem com uma linguagem mais acessível.

Ineslene Alves dos Santos recebeu uma ligação telefônica que considera importante. Ela não precisará mais aguardar os horários de visita para ficar com sua irmã, Rosemeire Alves da Silva. “Fiquei muito feliz, porque UTI não é fácil. Poderei ficar mais próxima e ajudar ainda mais na recuperação”, afirmou Ineslene.

Rosemeire contou que não se sente mais sozinha. “Aqui fico isolada. Mesmo usando máscara de oxigênio e não podendo conversar muito, a presença da minha irmã já me motiva a melhorar mais rápido”, disse.

O médico da Unidade de Terapia Intensiva, Lucio Ribeiro, enfatizou os benefícios. “A família inserida neste ambiente é um ganho para todos e se torna um parceiro durante toda estadia do paciente. O impacto é percebido por meio do processo transparente do cuidado, da confiança estabelecida diante da equipe e da satisfação do atendimento. Além disso, percebemos que o tempo de permanência na Unidade é menor”, destacou.

PUBLICIDADE

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, ressaltou a importância do projeto. “Ele trouxa mais humanização. Estamos desmistificando as unidades de terapia intensiva como ambiente hostil, trazendo o acompanhante como uma fonte de conforto e segurança para o paciente, um elo com a equipe, melhorando a qualidade da assistência prestada”, finalizou.

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Manchete

Comércio de Votuporanga segue com horário especial de fim de ano

Neste sábado (14/12), lojas abrirão das 9h às 18h; quem comprar nas lojas participantes da campanha “Natal Premiado ACV” concorrerá a diversos prêmios

As vendas de Natal já estão movimentando a economia de Votuporanga neste fim de ano. Na cidade, as lojas estão abrindo em horário especial desde o dia 9 de dezembro, sendo uma das estratégias adotadas pela Associação Comercial de Votuporanga – ACV. Neste sábado (14/12), a abertura será das 9h às 18h.

“Alguns fatores contribuem para a nossa expectativa no aumento do faturamento em relação ao ano passado, entre eles, a percepção de retomada no crescimento e a liberação do saque do FGTS, além do 13º salário”, comemorou o presidente da ACV, Valdeci Merlotti. A Associação Comercial de Votuporanga estima que o crescimento será em torno de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quem ainda não comprou os presentes de fim de ano pode aproveitar o atendimento diferenciado que segue das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, até o dia 23 de dezembro. No período, as lojas também funcionarão das 9h às 18h aos sábados (14 e 21/12), além de domingo (22/12), quando será das 9h às 13h. Nas vésperas do Natal e do Ano Novo (24 e 31, respectivamente), a abertura será das 9h às 16h.

PUBLICIDADE

Outro atrativo do comércio de Votuporanga é o Papai Noel da ACV, que fica de segunda a sexta-feira em sua casa, montada em frente à Concha Acústica, a partir das 18h30. O local é constantemente visitado para que as crianças façam seus pedidos e também fotos ao lado do simpático bom velhinho.

 

Natal Premiado ACV

Quem comprar nas lojas participantes da campanha “Natal Premiado ACV”, da Associação Comercial de Votuporanga, concorrerá a um carro 0km, um ar condicionado e a 10 vales-compras de R$500 cada. Os vendedores dos clientes sorteados também ganharão vales-compras no valor de R$150 cada.

O sorteio será no dia 4 de janeiro, na Praça Cívica “Profº Benedito Lopes de Oliveira”, em frente à Concha Acústica. 

“Natal Premiado ACV” é promovido pela ACV, com o apoio institucional da Sicoob Credlíder. Também são apoiadores da campanha Lojas Longo, Amigão Portas e Janelas, SanSaúde, Comercial Anzai, Lavanderia 5asec, Real Calçados, Fiat Camila, Centro Social de Votuporanga, Escritório Vitória, Coopevo Dinâmica, Marão Corretora de Seguros, Grandes Lagos Assessoria e Certificação Digital, Megatec, Amigão Supermercados, Thais Fontenele, 775, Ciafer Casa e Construção, Leite & Filhos Contabilidade, Moda Ka, A Casa do Tapeceiro, Unikids, Unifev, Uniodonto, Supermercado Porecatu e Cris Park.

PUBLICIDADE

 

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Manchete

Receitas de Tender para a ceia de natal: Confira 6 opções deliciosas

Não deixe para a última hora: escolha a sua receita de tender para a ceia de Natal!

tender é uma carne suína muito consumida nas ceias de Natal e Ano-Novo no Brasil. Trata-se de um pernil defumado de porco ou de um tipo de presunto: ele costuma ser comercializado já desossado e pré-cozido. Ele combina muito bem com frutas e costuma ser marinado com ingredientes como sucos de frutas cítricas, vinho e até refrigerante. Se você não sabe como prepará-lo, estamos aqui para te ajudar: confira 6 receitas de tender para a ceia de Natal. Para ver os ingredientes e modo de preparo, clique no nome da receita.

Com molho agridoce de laranja

Como toda carne suína, o tender combina muito bem com sabores agridoces. O molho agridoce de laranja vai dar um toque especial a essa carne. Faça em casa e nos conte o que achou!

PUBLICIDADE

Ao molho de maracujá

O molho de maracujá não combina apenas com peixe, não: ele fica supergostoso com tender! Essa receita é fácil de fazer e tem como ingredientes somente maracujá, champanhe, cebola, manteiga e farinha de trigo. Não tem champanhe? Pode usar vinho branco para substituí-lo.

Abacaxi e vinho

Essa receita rende 10 porções e é muito fácil de fazer: basta misturar os ingrediente, regar o tender e levar para assar.

Supreme salgado

Essa receita fica bem colorida, pois leva pimentão verde, vermelho e amarelo.

À califórnia

Esse é pra quem curte uma mistura de sabores salgados e doces, pois ele é feito com abacaxi em calda, pêssego em calda, maçã, figo, ameixa e cereja.

Fácil

Não quer perder tempo na cozinha? Terminamos a nossa lista com uma receita bem fácil de apenas cinco ingrediente.

Fonte|Site: Tudo Gostoso

PUBLICIDADE

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

Manchete

Festividades na Concha: Escolas Municipais se apresentam nesta quinta

Festival do Projeto Tempo Integral reúne aproximadamente 120 alunos de oito escolas

 

Uma das atrações das Festividades na Concha, realizada pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo é a apresentação das escolas municipais da Secretaria da Educação, intitulada “Festival do Tempo Integral”. As apresentações dos alunos acontecem nesta quinta-feira (12/12), às 20h30, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”. Ao todo, oito escolas se apresentam, com aproximadamente 120 alunos.

Dando início ao espetáculo, o CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”, apresentará a música da cantora Shakira, “Waka Waka”, com a participação de 35 alunos. Já o CEM “Prof. Clary Brandão Bertoncini”, apresentará a música “O Rei do Show” com 15 alunos. Os 20 alunos do CEM “Prof. Faustino Pedroso” apresentará um pout pourri de músicas instrumental. Representando o CEM “Prof. Irma Pansani Marin”, a apresentação será de capoeira, canto e dança da música: “Siyahamba”, com 26 alunos. O CEM “Prof. Maria Martins e Lourenço”, será representado por 35 pessoas, entre crianças e adultos, apresentando um coral e dança. Com o maior número de integrantes, as 40 crianças do CEM “Deputado Narciso Pieroni”, apresentará uma dança com músicas variadas. O CEM “Prof. Neyde Tonanni Marão”, com seus 35 alunos, encenará a música “Aleluia”. Finalizando as apresentações, o CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima”, com 18 alunos, apresentará músicas clássicas do Rock.

As apresentações seguem até 22 de dezembro na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” com uma programação composta de shows, concertos, espetáculo de danças e teatro, todos gratuitos e abertos ao público.

PUBLICIDADE

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

Continue Lendo

POPULARES