Santa Casa de Votuporanga conscientiza sobre doação de sangue

No Dia Mundial do Doador de Sangue, Dra Ilmeida Helena Tonini de Oliveira destaca importância do ato

 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta-feira (14/6), a Santa Casa de Votuporanga incentiva a população para salvar vidas. No programa Dica de Saúde, divulgado na rede social, a hematologista e hemoterapeuta Dra Ilmeida Helena Tonini de Oliveira ressaltou a importância do ato, conscientizando os internautas.

Dra Ilmeida afirmou que a doação de sangue é insubstituível, vital para organismo. “O sangue humano não pode ser fabricado artificialmente, por isso a transfusão é a única esperança de vida para nossos pacientes”, disse.

Para facilitar a logística e estimular a população, há a Unidade de Coleta de Sangue, anexa ao Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”. O posto funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga. Nestes primeiros cinco meses do ano, 873 votuporanguenses passaram pelo local, salvando milhares de vida, uma vez que cada doador pode beneficiar no mínimo quatro receptores.

A médica destacou que toda pessoa é doadora em potencial desde que esteja em boa saúde. “Deve ter acima de 50 quilos porque a bolsa é padronizada. Além disso, a faixa etária é entre 16 e 67 anos. Entretanto, de 16 a 18 anos, é necessária autorização dos responsáveis e, acima de 60, tem que haver avaliação médica”, complementou.

Dra. Ilmeida explicou que, ao entrar na Unidade, é feita uma triagem. “São analisados pressão, temperatura, se tem anemia. Após esta etapa, são feitas perguntas sobre doenças, hábitos alimentares, cirurgias recentes, tudo para a proteção do doador e receptor”, disse.

Caminho do sangue

A hematologista e hemoterapeuta explicou que, uma vez colhido sangue, a bolsa é encaminhada para Fernandópolis. “São realizados alguns exames naquela cidade e outros em Ribeirão Preto, específicos de sorologia – testes de HV, sífilis e hepatites. Após o resultado, o Hemonúcleo de Fernandópolis libera o estoque, de acordo com a necessidade”, afirmou.

Ela contou que os pacientes que mais utilizam sangue na Santa Casa são vítimas de acidentes, portadores de doenças crônicas, após cirurgias e hemodiálise.  “Convidamos a todos a doar sangue. É um ato muito importante, a vida depende disso”, finalizou.

Junho Vermelho

Começou no dia 1º a Campanha Nacional “Junho Vermelho”, com o movimento “Eu Dou Sangue” com o intuito de estimular à população para a doação de sangue. Devido ao clima mais ameno deste período do ano e a consequente diminuição dos estoques, a Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga pretende aumentar o número de doadores de sangue e de cadastros de medula óssea no decorrer da Campanha. 

Os agendamentos para as doações devem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, pelo (17) 3426-7530, ramal 210, ou pelo (17) 98116-7145. Aos sábados, o funcionamento da Unidade é das 8h às 11h.

Similar Posts

%d bloggers like this: