Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Votuporanga

Santa Casa de Votuporanga alerta para desabastecimento de remédios

Estoque de medicamentos utilizados em intubação de pacientes, especialmente relaxantes musculares e sedativos/anestésicos, preocupa Instituição

A Santa Casa de Votuporanga alerta quanto ao desabastecimento de remédios utilizados em intubação de pacientes em uso de respiradores. O estoque de medicamentos, principalmente relaxantes musculares e sedativos/anestésicos, segue crítico e não há previsão de entrega dos fornecedores.

Preocupada com a situação, principalmente no tratamento de Coronavírus (COVID-19), dos casos de pacientes em assistência de terapia intensiva e que passam por procedimentos cirúrgicos, a Instituição tomou medidas a fim de não prejudicar a assistência. Uma das ações foi a suspensão de cirurgias eletivas desde maio, a fim de direcionar toda medicação para a demanda.

Diariamente, as equipes buscam fornecedores para a compra e entrega destes produtos. “Direcionamos todo nosso estoque para pacientes em tratamento intensivo que estão em uso de respiradores (tratamento de COVID-19 e outras patologias). As medicações afetadas são fundamentais ao processo de intubação. São necessárias para que os assistidos permaneçam sedados enquanto estiverem com os aparelhos”, disse a farmacêutica responsável da Instituição, Selma Riva.

Selma explicou ainda que o Hospital está em contato com alguns municípios. “Temos recebido algumas doações de remédios de cidades atendidas, de forma a suprir, ainda que de maneira leve, um pouco do estoque”, complementou.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, destacou que a Instituição está em contato com o Departamento Regional de Saúde (DRS) XV, Ministério Público, bem como a Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB).

Luiz Fernando enfatizou a urgência de somar órgãos para intervir na questão, que já é nacional. “Entidades médicas, gestores hospitalares e demais envolvidos estão preocupados e tentando uma solução”, afirmou.

Ele ressaltou que há necessidade da ação rápida das autoridades de saúde estaduais e federais na reversão dessa situação, que, caso permaneça, acarretará um aumento da mortalidade dos pacientes que precisam destes medicamentos, incluindo portadores de COVID-19 que apresentam quadro de insuficiência respiratória. “A ausência poderá levar a consequências devastadoras, ainda mais com a pandemia de Coronavírus”, finalizou.

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Votuporanga

Votuporanga permanece na fase amarela com bares, restaurantes e similares podendo ter consumo no local após às 17h

Nesta sexta-feira (18/9), o Governo do Estado de São Paulo manteve a região da DRS-XV, de São José do Rio Preto, na fase amarela do Plano São Paulo. Desta forma, Votuporanga permanece há 14 dias nesta fase, ficando permitido, a partir de então, o consumo local em bares, restaurantes e similares até às 22 horas, respeitando o período máximo de 8 horas diárias e as demais determinações do segmento conforme seguem abaixo.

Sendo assim, a Prefeitura reforça que ficam permitidas as atividades comerciais e de serviços no período das 6h às 22h, por oito horas, sem esse limite para as atividades essenciais.

– bares, restaurantes e similares podem permitir consumo no local atendendo às seguintes exigências: atendimento presencial após às 6h e até às 22h, não ultrapassando a quantidade de 8 horas/dia; capacidade limitada a 40%; somente ao ar livre ou em áreas arejadas; e adoção dos protocolos sanitários.

– salões de beleza e barbearias devem atender com capacidade de até 40% do limite, com horário de até 8 horas/dia e adoção dos protocolos sanitários.

– academias de esporte devem atender com capacidade de até 30% do limite, com horário de até 8 horas/dia, agendamento prévio com hora marcada, permissão apenas para aulas e práticas individuais e adoção dos protocolos sanitários.

Continuar Lendo

Votuporanga

Secretaria da Saúde realiza Arrastão de Limpeza contra a Dengue neste sábado

A ação será realizada apenas nesse sábado (19/9), a partir das 8h.

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Vigilância Ambiental, realizará o Arrastão de Limpeza contra a Dengue, neste sábado (19/9), a partir das 8h, em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza. O Arrastão vem sendo realizado desde o final do mês de agosto, mas é o primeiro sábado que as equipes atuarão pelos bairros da cidade.

As equipes seguirão o mesmo procedimento, com utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), seguindo as normas de saúde com relação à prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Prorrogação até 30 de setembro

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga iniciou o Arrastão de Limpeza contra a Dengue no Município no dia 31 de agosto. A ação foi prorrogada até o dia 30 de setembro e tem o propósito de intensificar o combate contra o Aedes aegypt. As equipes são formadas por agentes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses e também pelos Agentes Comunitários de Saúde.

No entanto, para combater a proliferação de criadouros do mosquito e o aumento no número de casos da Dengue, a pasta adverte sobre o papel fundamental da população na manutenção dessas ações de combate.

As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Portanto, a Secretaria orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Continuar Lendo

Votuporanga

Empresas doam 1.200 bombons para colaboradores

“O seu trabalho adoça vidas”. A representante comercial, Valéria Navarro, aliada a algumas empresas da cidade, homenageou os colaboradores da Santa Casa de Votuporanga, que se dedicam em prol da saúde de toda a região.
Os profissionais receberam um bombom, com uma mensagem de carinho. Foram mais de 1.200 chocolates entregues, presenteando aqueles que possuem como missão salvar vidas!
Valéria explicou a iniciativa. “Todos os anos, desde que criamos a agenda publicitária de Votuporanga, estamos junto com o Hospital. Parte das vendas é revertida em doação de leite para a Instituição. Todos os meus parceiros sabem desta contribuição e ficam muito felizes por isso. Neste ano, diante do que estamos passando com a pandemia, principalmente vocês da Santa Casa de Votuporanga, pensamos em homenageá-los”, ressaltou.
A representante comercial enfatizou que a ideia foi agradecer a todos os profissionais pelo trabalho e coragem. “Essa doença ainda era desconhecida, nova e vocês estão dando o máximo de si”, complementou.
Além do bombom, todo detalhe foi planejado com muito carinho. “Criamos a frase “O seu trabalho adoça vidas”, porque realmente traz sorrisos, satisfação, agradecimentos. Desejamos que Deus consiga confortar, quando existe o choro, a tristeza e a amargura, e nos ajudar a exercermos nossa profissão, podendo levar um pouquinho Dele em todos os cantos”, destacou.
Valéria contou com os parceiros: PC Note Mais; Vita Erva; Valentina Papa; Studio Fluir; Manipulação Rosa Mística; Vitss; Master Papelaria; Planalto Imobiliária; Oligoflora; Ilha do Pescador; Dauri Hair Stylist; Dony Alta Costura; Yohn Boutique; Leite e Filhos; Impressão Cartuchos; Missão Atos 4; New Artes; Fabiano Mesas; Casa dos Brinquedos; Tati Castro; Luiz Chaveiro; Flor de Lis; Lary Navarro Cerimonialista; SoftMaster Sistemas; Óticas e Relojoaria Viscardi; Chinelaria Leilane Neves; Centro de Eventos Valério Giamatei; A Ideal Calçados; Cálculos Previdenciários; Rosa Mística; Aux Empreendimentos Imobiliários e Brindes Valéria Navarro.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a iniciativa. “Temos vivido dias muito desafiadores. Essa pandemia se prolonga há meses e nossos profissionais trabalham diuturnamente, pensando no próximo. Agradecemos a Valéria e todos que contribuiram, que trouxeram carinho e amor para o Hospital”, finalizou.

Continuar Lendo

Populares

Covid-19 em Votuporanga-SP

Acompanhe a situação do Coronavírus em Tempo Real -24h