A publicidade gratuita em rádio e televisão dos candidatos às eleições municipais deste ano termina hoje dia 12 de novembro. Hoje é também o último dia de debate no rádio e na televisão. Do tempo total gasto em anúncios eleitorais gratuitos no rádio e na televisão, 90% dos candidatos são alocados de acordo com a representação de seu partido na Câmara dos Representantes. Apenas 10% dos candidatos são distribuídos uniformemente. Na sexta-feira dia 13 de novembro, termina o prazo para anúncios pagos no noticiário, sendo eles impressos de jornais, propagandas, divulgação na internet divulgando o primeiro turno das eleições.
Sábado dia 14 de novembro será o último dia de propaganda eleitoral por meio de caixas de som ou autofalantes entre 8h e 22h. A distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas ou passeatas também terminará às 22h, seja acompanhada carro de som ou minitrio.
No próximo domingo dia 15 de novembro, cerca de 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades federativas. Os eleitores elegerão os membros, o prefeito e o vice-prefeito. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 19.342 candidatos a prefeito, 19.711 candidatos a vice-prefeito e 518.308 candidatos a vereadores. Neste ano, não haverá eleições no Distrito Federal ou em Fernando de Noronha.
Devido à pandemia covid-19, o horário de votação foi estendido e será realizado das 7h às 17h, horário local. Pessoas com mais de 60 anos atendem melhor das 7h às 10h. Nessa altura, os outros eleitores não serão proibidos de votar, mas devem comparecer no tribunal o mais cedo possível às 10 horas, para respeitar os eleitores. Também devido à pandemia, devem ser usadas máscaras. Sem ele, os eleitores não poderão votar. Se necessário, os mesários podem pedir aos eleitores que se retirem e baixem as máscaras para verificar as fotos nos seus bilhetes de identidade.
No protocolo de segurança, a distância mínima deve ser de 1 metro. Será proibido comer ou beber na fila. A medida é para evitar que as pessoas tirem as máscaras. A Bolsa de Valores de Tóquio (TSE) recomenda que os eleitores tragam suas próprias canetas para assinar no livro de votação. No dia da votação, a lei eleitoral proíbe os partidos políticos ou seus candidatos de divulgar qualquer forma de publicidade. Antes de terminar a votação, os veículos são proibidos, independentemente de serem usados: pessoas com roupas padrão ou ferramentas de publicidade; sinais de desempenho coletivo ou ruidoso, métodos sedutores, persuasivos e distribuição de Camisas.
A lei também proíbe: o uso de alto-falantes, amplificadores de som, comícios, caravanas e quaisquer veículos com ruídos sonoros, registro eleitoral ou retirada da votação, mesmo que ocorra na véspera da eleição, santos e outras pessoas nas seções eleitorais ou nas ruas próximas, lançamento de novo conteúdo ou promoção de conteúdo na Internet e aplicativos lançados anteriormente podem permanecer em execução.
Este ano, o TSE disponibilizou dois aplicativos para garantir maior transparência no processo eleitoral. Por meio do aplicativo “Resultados”, qualquer pessoa pode acompanhar e obter o resultado eleitoral de sua cidade a partir dos votos apurados. Além do formulário de inscrição, os resultados também podem ser acessados no site do tribunal.
Outro aplicativo, o Boletim na Mão, fornecerá cópias digitais dos resultados das seções eleitorais, permitindo que os eleitores se tornem fiscais das ações durante as eleições. Segundo o Tribunal Eleitoral, após o término da votação, a urna imprimirá um relatório contendo o número total de votos que o candidato recebeu e demais informações sobre a secretaria. O relatório se chama Boletim de Urn (BU), e seu código QR pode ser lido pelo app Boletim na Mão, que armazena a imagem no próprio dispositivo móvel.
Para ler a imagem (código QR) impressa na urna, não é necessária conexão com a internet. Você só precisa se conectar ao visualizar o primeiro conteúdo do boletim informativo que você lê.
Você só precisa se conectar ao visualizar o primeiro conteúdo do boletim informativo que você lê. Através desta aplicação, o cidadão só necessita de captar o código impresso os BUs das seções eleitorais para obter o número de exemplares do edital necessário.
Ambos os aplicativos podem ser instalados em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet) gratuitamente, basta visitar o Google Play e App Store.