Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Rio Preto: Prefeito e secretário anunciam mutirão de exames e novos investimentos na Saúde

O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde, Aldenis Borim, reuniram a imprensa nesta quarta-feira, 26, para anunciar o novo mutirão de exames de patologia clínica e o início do programa “Orienta SUS”, que funcionará no Poupatempo, no espaço chamado Praça da Prefeitura. O prefeito e o secretário falaram ainda sobre a implementação do Laboratório de Patologia Clínica, do Complexo Pró-Saúde, que está em fase final de licitação. “Tenho certeza de que a Saúde vai melhorar ainda mais. Estamos constantemente buscando soluções para atender às demandas existentes”, disse o prefeito.

Mutirão de exames

O mutirão de exames laboratoriais, que vai contemplar 17 unidades básicas de saúde, com maiores demandas reprimidas, começa nesta quinta-feira, 27. A data para as coletas já está sendo agendada pelas UBS, ao passo que os exames serão realizados no Complexo Pró-Saúde, pela equipe da Santa Casa, que já atua como parceira na realização de exames de patologia clínica.

Para este mutirão, será liberada verba de R$ 300 mil, que permitirá a realização de cerca de 70 mil exames. A previsão é de que o mutirão seja finalizado até 31 de outubro.

Laboratório de Patologia Clínica

A instalação do Laboratório de Patologia Clínica, no Complexo Pró-Saúde, deverá ampliar a oferta de exames, passando dos atuais 118 mil para 140 mil mensais, entre bioquímicos, sorológicos e imunológicos, hormonais, hematológicos, hemostáticos, microbiológicos e de uranálise.

Atualmente, os exames são realizados por prestadores de serviço, o que eleva o custo final. Com a instalação do laboratório e a realização do serviço pela Prefeitura, o custo será reduzido, permitindo a ampliação do serviço, sem aumentar os recursos. Com o laboratório, a atual demanda reprimida dos exames deverá ser zerada.

Outra novidade é que o laboratório terá sistema 100% informatizado, com prontuário eletrônico. Dessa forma, todos os médicos da rede terão acesso aos resultados dos exames, durante a consulta. “Isso representa um ganho enorme para o atendimento, pois, muitas vezes, o paciente perde o resultado do exame e tem de fazer de novo”, afirmou o secretário.

O serviço, em fase final de licitação, conta com infraestrutura de 1.129,12 m², que abrigará recepção com 105 lugares, 11 salas de coletas e 5 leitos e ampla sala para a realização dos exames.

Orienta SUS

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, no dia 1º de outubro, o funcionamento do Orienta SUS, o Centro de Informação da Saúde, voltado a pacientes ou representantes, munidos de prescrições ou encaminhamentos médicos, vindos de instituições públicas e privadas, e que tenham dúvidas sobre o acesso aos serviços públicos de saúde. Caberá ao funcionário da unidade, no caso de não conseguir responder às dúvidas do paciente, encaminhá-lo ao Orienta SUS, cujos atendentes estarão aptos a responder às solicitações e buscar solução aos problemas.

“O nosso grande interesse é dar um referencial para o paciente com as suas dúvidas e seus tratamentos. Não é uma ouvidoria, é um lugar de soluções, para se resolver na hora, dando cidadania ao usuário”, explicou o secretário Aldenis Borim.

Assim, o Orienta SUS vai conhecer e entender a necessidade individualizada do paciente, sob a ótica da universalidade, integralidade e equidade. Os munícipes de Rio Preto serão acolhidos e orientados em relação ao acesso a serviços de saúde, medicamentos, dietas e insumos padronizados pelo SUS, bem como em relação às solicitações administrativas referentes a serviços não padronizados.

Também, caberá ao Orienta SUS promover mediação sanitária, em todos os níveis de atenção, entre prestadores de saúde – públicos e privados – e usuários, visando ao atendimento das demandas com agilidade e eficiência, evitando a judicialização.

 

Anúncio

Votuporanga

Votuporanga permanece na fase amarela com bares, restaurantes e similares podendo ter consumo no local após às 17h

Nesta sexta-feira (18/9), o Governo do Estado de São Paulo manteve a região da DRS-XV, de São José do Rio Preto, na fase amarela do Plano São Paulo. Desta forma, Votuporanga permanece há 14 dias nesta fase, ficando permitido, a partir de então, o consumo local em bares, restaurantes e similares até às 22 horas, respeitando o período máximo de 8 horas diárias e as demais determinações do segmento conforme seguem abaixo.

Sendo assim, a Prefeitura reforça que ficam permitidas as atividades comerciais e de serviços no período das 6h às 22h, por oito horas, sem esse limite para as atividades essenciais.

– bares, restaurantes e similares podem permitir consumo no local atendendo às seguintes exigências: atendimento presencial após às 6h e até às 22h, não ultrapassando a quantidade de 8 horas/dia; capacidade limitada a 40%; somente ao ar livre ou em áreas arejadas; e adoção dos protocolos sanitários.

– salões de beleza e barbearias devem atender com capacidade de até 40% do limite, com horário de até 8 horas/dia e adoção dos protocolos sanitários.

– academias de esporte devem atender com capacidade de até 30% do limite, com horário de até 8 horas/dia, agendamento prévio com hora marcada, permissão apenas para aulas e práticas individuais e adoção dos protocolos sanitários.

Continuar Lendo

Votuporanga

Secretaria da Saúde realiza Arrastão de Limpeza contra a Dengue neste sábado

A ação será realizada apenas nesse sábado (19/9), a partir das 8h.

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Vigilância Ambiental, realizará o Arrastão de Limpeza contra a Dengue, neste sábado (19/9), a partir das 8h, em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza. O Arrastão vem sendo realizado desde o final do mês de agosto, mas é o primeiro sábado que as equipes atuarão pelos bairros da cidade.

As equipes seguirão o mesmo procedimento, com utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), seguindo as normas de saúde com relação à prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Prorrogação até 30 de setembro

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga iniciou o Arrastão de Limpeza contra a Dengue no Município no dia 31 de agosto. A ação foi prorrogada até o dia 30 de setembro e tem o propósito de intensificar o combate contra o Aedes aegypt. As equipes são formadas por agentes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses e também pelos Agentes Comunitários de Saúde.

No entanto, para combater a proliferação de criadouros do mosquito e o aumento no número de casos da Dengue, a pasta adverte sobre o papel fundamental da população na manutenção dessas ações de combate.

As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Portanto, a Secretaria orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Continuar Lendo

Votuporanga

Empresas doam 1.200 bombons para colaboradores

“O seu trabalho adoça vidas”. A representante comercial, Valéria Navarro, aliada a algumas empresas da cidade, homenageou os colaboradores da Santa Casa de Votuporanga, que se dedicam em prol da saúde de toda a região.
Os profissionais receberam um bombom, com uma mensagem de carinho. Foram mais de 1.200 chocolates entregues, presenteando aqueles que possuem como missão salvar vidas!
Valéria explicou a iniciativa. “Todos os anos, desde que criamos a agenda publicitária de Votuporanga, estamos junto com o Hospital. Parte das vendas é revertida em doação de leite para a Instituição. Todos os meus parceiros sabem desta contribuição e ficam muito felizes por isso. Neste ano, diante do que estamos passando com a pandemia, principalmente vocês da Santa Casa de Votuporanga, pensamos em homenageá-los”, ressaltou.
A representante comercial enfatizou que a ideia foi agradecer a todos os profissionais pelo trabalho e coragem. “Essa doença ainda era desconhecida, nova e vocês estão dando o máximo de si”, complementou.
Além do bombom, todo detalhe foi planejado com muito carinho. “Criamos a frase “O seu trabalho adoça vidas”, porque realmente traz sorrisos, satisfação, agradecimentos. Desejamos que Deus consiga confortar, quando existe o choro, a tristeza e a amargura, e nos ajudar a exercermos nossa profissão, podendo levar um pouquinho Dele em todos os cantos”, destacou.
Valéria contou com os parceiros: PC Note Mais; Vita Erva; Valentina Papa; Studio Fluir; Manipulação Rosa Mística; Vitss; Master Papelaria; Planalto Imobiliária; Oligoflora; Ilha do Pescador; Dauri Hair Stylist; Dony Alta Costura; Yohn Boutique; Leite e Filhos; Impressão Cartuchos; Missão Atos 4; New Artes; Fabiano Mesas; Casa dos Brinquedos; Tati Castro; Luiz Chaveiro; Flor de Lis; Lary Navarro Cerimonialista; SoftMaster Sistemas; Óticas e Relojoaria Viscardi; Chinelaria Leilane Neves; Centro de Eventos Valério Giamatei; A Ideal Calçados; Cálculos Previdenciários; Rosa Mística; Aux Empreendimentos Imobiliários e Brindes Valéria Navarro.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a iniciativa. “Temos vivido dias muito desafiadores. Essa pandemia se prolonga há meses e nossos profissionais trabalham diuturnamente, pensando no próximo. Agradecemos a Valéria e todos que contribuiram, que trouxeram carinho e amor para o Hospital”, finalizou.

Continuar Lendo

Populares

Covid-19 em Votuporanga-SP

Acompanhe a situação do Coronavírus em Tempo Real -24h