A revitalização do Horto Florestal de Votuporanga “Sérgio Ramalho Matta” foi inaugurada na manhã deste domingo (17/09) e o local está pronto para voltar a receber as famílias votuporanguenses com melhor estrutura.
O evento contou com a participação de políticos da cidade, entidades de serviço como o Rotary e Lions, entidades assistenciais, população em geral e ainda foi realizado o projeto TEM MAIS VERDE, iniciativa da TV TEM, que plantou mais de 300 árvores no local.
Cerimônia de Inauguração
O primeiro político a utilizar o microfone na cerimônia foi o vereador Meidão, que foi o responsável em criar a lei que dá nome ao local, o sr. “Sérgio Ramalho Matta”. Para Meidão “Esta obra só saiu graças ao trabalho do Prefeito Dado, juntamente com o superintende da SAEV, Waldercir Bortoloti, que trabalharam para que essa obra fosse revitalizada. Há 20 anos eu luto pela reabertura desse Horto à população de Votuporanga, nós fizemos inclusive uma indicação ao Deputado Carlão na época, e ele conseguiu R$250 mil, o prefeito era o Juninho Marão pra que nós fizéssemos essa reforma, essa ampliação, mas essa verba não pode ser usada aqui, nós acabamos levando essa verba lá para a Cecap 1, aonde foi feita aquela praça e aquele atendimento aquele povo. 40 anos de câmara eu me orgulho de ter trabalho com 3 prefeitos que aqui estão que lutaram pelo povo de Votuporanga”. (sic)
Também foi convidado para estar presente no local da cerimônia, o sr. Gonçalo, funcionário da SAEV há 23 anos e que cuida do local. O funcionário foi aplaudido pelos presentes.
O próximo a falar foi o Deputado Carlão Pignatari, “Quando fui prefeito, a gente vinha aqui de fim de ano com a turma do almoxarifado da prefeitura, e fazíamos as confraternizações. O horto florestal é um pulmão do município, faz parte do programa o ano passado de município de interesse turístico, eu acho que isso Prefeito é o que Votuporanga precisa, nós precisamos fazer lugares de Lazer para trazer a família votuporanguense como a gente vê aqui hoje. Eu espero que a nossa comunidade ocupe este espaço. Parabéns à prefeitura, Parabéns à SAEV Ambientes, Parabéns Votuporanga, Parabéns à todos” (sic).
A primeira dama Mônica de Carvalho, lembrou que as entidades assistenciais do município trabalharão na cantina do Horto aos finais de semana e também que animais de estimação podem frequentar o local “Aos finais de semana uma entidade estará presente para atender quem virá aqui para prestigiar, ou seja, quando vocês estiverem aqui provavelmente uma entidade estará aqui para vender refrigerante ou alguma coisa para comer, beneficiando as suas entidades. Tragam os seus animaizinhos para vir passear e uma sacolinha para recolher as sujeiras que eles fizerem”(sic).
O prefeito João Dado afirmou “Estamos comemorando esta grande revitalização do nosso Horto. Para estarmos aqui hoje foi preciso que na década de 50 fosse feito esse espaço. Nós estamos em 2017 comemorando 17 de setembro de 2017 a revitalização deste espaço. Isso é só o primeiro passo, virão outros passos, o parque Ecológico do Marinheirinho, o nosso Ibirapuera, começa hoje, começa aqui nessa data”(sic).
Nossa reportagem ainda falou com o Ex-Prefeito Junior Marão “O Horto Florestal é um patrimônio de Votuporanga, um local histórico, aqui tem um projeto como o próprio prefeito disse, de um grande parque, seria o maior parque da cidade, no nosso mandato, nós tivemos que focar no Parque da Cultura, eu acho que agora Votuporanga tem condições de receber o Parque Marinheiro que é um parque bem maior e aqui está dando o início, a revitalização do Horto Florestal, pode ser amanhã ou depois até um jardim botânico, importante também é a questão da conscientização ambiental” (sic), afirmou o ex-prefeito.
Em seguida a placa de revitalização foi descerrada e a fanfarra dos desbravadores seguiu para o local de plantação das mudas de árvores. Dentre as espécies plantadas estão Aldrago, Aroeira Pimenteira, Aroeira Verdadeira, Árvore da China, Canafistula, Caroba, Cedro, Embiruçu, Escova de Garrafa, Flamboyant, Guatambu, Ipês Rosa, Branco e Roxo; Jacarandá Caroba Jerivá, Paineira e Pau Formiga.
A Elektro também distribuiu 2 mil mudas para os visitantes plantarem em suas residências e a Saev Ambiental recebeu pedidos de plantios em calçadas pelo Disque Árvore.
Profissionais da área da Saúde aproveitaram a oportunidade para reforçar a campanha de combate a dengue. Também foram coletados pela Secretaria de Educação, óleo de cozinha usado; ainda aconteceu no evento, roda de capoeira; tenda para adoção de cães e divulgação dos projetos ambientais desenvolvidos no município, feito pelo Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente).
Além disso, o Centro Social de Votuporanga e as entidades assistenciais Irmãos de Emaús, Lar São Vicente de Paulo, Lar Frei Arnaldo e São Francisco de Assis, foram os responsáveis pela praça de alimentação. Dentre os aperitivos foram vendidos no local cachorro quente, espetos, refrigerantes, sucos e sorvetes. O dinheiro arrecadado será convertido para ajudar os projetos das instituições.
Atletas do taekwondo, capoeira e ciclismo da Secretaria de Esportes e Lazer fizeram demonstrações das modalidades como forma de difundir as práticas. Outras ações de recreação também agitaram o público presente. Fanfarras dos Clubes de Desbravadores Brisas Suaves e BE THEL; intervenções teatrais do Núcleo de Artes Cênicas; apresentação da Corporação Musical Zequinha de Abreu; brinquedoteca Bibi Fonfon, para crianças de zero a cinco anos; tendas para aferição da pressão arterial e glicemia; exposição da Polícia Ambiental, da Associação de Aeromodelismo da cidade e distribuição de folhetos alusivos à Campanha de Conscientização do Trânsito, além da equipe da Saev Ambiental na orientação do meio ambiente.
Horário de abertura
Com a reabertura, o horto passará a receber o público também aos fins de semana, das 8h às 17h. Atualmente, o Horto fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Quem preferir pode agendar visitas acompanhadas de técnicos junto à Saev Ambiental.