Folha Regional

República Federativa do Brasil

O que isso significa?!

Dos vários significados que a palavra República tem, entre eles habitação universitária, no texto de hoje trabalharemos com três que nos ajudam a entender muito melhor o que deveria ser comemorado no feriado dessa semana.

Do latim, o significado de república pode ser dividido em forma de governo, administração pública e coisa do povo.

Enquanto forma de governo, o termo república descreve um governo eleito democraticamente por todos os seus cidadãos, que pactuam com a realização de eleições periódicas, honestas e que visem o bem comum. Nesse item, por mais que as eleições 2018 não tenham sido totalmente tranquilas, acredito que o voto direto, resguardado pela Constituição de 1988, foi respeitado. Os cidadãos podem não votar bem, mas a qualidade do voto, infelizmente, não entra na análise, sendo essa uma característica da república, não temos votos bons e votos ruins, todos têm direito ao voto e todos os votos são iguais, para saber mais leia o artigo 14 e seguintes da CF/1988.

Já enquanto administração pública, a República Federativa do Brasil deve administrar, diretamente e indiretamente, o patrimônio público e a sociedade, criando leis, executando leis e punindo quem não cumpra com as leis, desrespeitando a nação ou os demais. Garantindo, assim, que o Estado Brasileiro funcione otimizando os seus recursos e alcançando melhores resultados. Os detalhes quanto ao que é a administração pública na lei, podem ser encontrados, entre outros, no artigo 37 da CF/1988. E sim, nesse item ainda temos muito a fazer, visto que nossos governantes são, em sua grande maioria, péssimos administradores!!

Quanto a coisa do povo, entendesse que a república é um espaço de todos e para todos, um ambiente de respeito e oportunidades, um cenário que permite o desenvolvimento de cada um que dele faz parte, todos os recursos seriam destinados a criar qualidade de vida e todas as atividades seriam visando a proteção do patrimônio público em todas as suas formas. Eu não vejo nossos representantes trabalhando para o povo, eu os vejo trabalhando por interesses próprios e vontades individuais, eu não os vejo cuidando do nosso patrimônio e sim ampliando os deles. Para entender como esse item funciona, a leitura é um pouco maior, eu te aconselho a ler a Constituição inteira logo de uma vez, visto que ela existe para garantir tudo o que foi fito até aqui e organizar como o governo deve agir para que tudo aconteça da melhor maneira possível.

Explicados esses itens, fechamos dizendo que Nossa Carta Magna diz que o que vivemos é uma República. O fato de termos votado livremente em outubro reafirma isso, mas todo o resto, todo o descaso, não me parece algo que esperamos de um governo republicano. Porém, se considerarmos que o primeiro momento republicano desse nosso país, hoje é ensinado nas escolas como o República do café com leite, no qual dois grupos políticos e econômicos mandavam e a população buscava uma maneira de sobreviver, me parece que vivemos sim um governo republicano, mas um governo republicano a moda brasileira, o que eu não sei vocês, mas para mim não dá mais!!!

Para mudar? Vamos exercer nosso direito de fiscalização e controle, vamos cuidar de quem elegemos, vamos exigir que as regras sejam cumpridas e não só quando elas forem boas para mim e para os meus.

Afinal, a única coisa pior do que viver em uma época na qual as regras não são respeitadas, é viver em uma época sem nenhuma regra.

Deixe seu comentário

jornalismo@folhar.com.br

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular