Região

Rio Preto realiza I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil

A Secretaria de Saúde de Rio Preto realiza o I Congresso Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil, nos dias 11 e 12 de janeiro, das 8h30 às 17h, no Teatro Paulo Moura. O evento é aberto e gratuito. Para participar é necessário fazer inscrição, por meio de link na página da Secretaria. Haverá entrega de certificado.

O Congresso é resultado do projeto de Educação Permanente “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial – linha Infantojuvenil”, desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver ações para qualificar o processo de trabalho voltado para a saúde mental de crianças e adolescentes.

Para fomentar a discussão crítica de temas relevantes para a rede de saúde mental da infância e adolescência, o evento terá palestras e mesas-redondas com médicos, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. O objetivo é propiciar novos conhecimentos dos assuntos abordados, revisar os atendimentos e os fluxos de rede no município.

Serviço:

I Congresso de Saúde Mental Infantojuvenil

Data: 11 e 12 de janeiro

Horário: das 8h30 às 17h

Local: Teatro Paulo Moura – Av. Duque de Caxias, 3.900 – Anexo ao Complexo Swift

Inscrições: http://gestao.saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/


Confira a programação
:

11/1/18 (quinta-feira):

-8h: Recepção  

-8h30: Apresentação de poesia e música, por Isabelle Cristina Soares

-8h40: Palestra “O SUAS e a Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes“, com Luzia Aparecida Alves Cantos Cintra (Coordenadora da Proteção Social Especial (SEMAS/SJRP)

-9h10: Discussão da Mesa, com Rita de Cássia Vilella Mendonça (Psicóloga; Gerente de Vigilância de Agravos Não Transmissíveis – Vigilância Epidemiológica – SMS/SJRP); Nélio Nakada (Assistente Social – Presidente CMDCA/SJRP); Adriana Ferreira Rodrigues (Psicóloga – Vigilância Epidemiológica/Vigilância de Violências – SMS/SJRP); Jacqueline Mendonça (Fonoaudióloga especialista em Saúde Mental e Psicopedagogia – interlocutora de saúde mental da Pref. de S. Paulo)

-9h50 às 10h15: Coffee Break

-10h15: Palestra – “Suicídio e Lesões Autoinfringidas”, com Milena Mazetti Spolon (Psiquiatra da Infância e Adolescência – SMS/SJRP)

-10h45: Discussão da Mesa

-11h15: Dúvidas da plenária

-13h: Palestra “Saúde Mental Infantojuvenil e Educação”

-13h30: Conferência “Saúde Mental Infantojuvenil e Educação: Articulação do Cuidado”, com Jacqueline Mendonça (Fonoaudióloga, especialista em Saúde Mental e Psicopedagogia – interlocutora de saúde mental da Pref. de S. Paulo)

-14h30 às 14h50: Coffee Break

-14h50: Discussão de Mesa, com Eduardo Galvão Barban (Psiquiatra – Depto. de Psiquiatria/FAMERP); Érika Volpe Marangoni (Pedagoga – Gerência de Educação Especial – SME/SJRP) e Fuad Baida Marina Neto (Psiquiatra da Infância e Adolescência – SMS/SJRP; HABM/SJRP)

-16h: Dúvidas da plenária

 

12/1/18 (sexta-feira):

-8h: Recepção e Apresentação: II Fórum Municipal Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil

-8h30: Conferência “Linha de Cuidado Infantojuvenil na Rede de Atenção Psicossocial”, com Cristiana Beatrice Lykouropoulos (Fonoaudióloga, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Educação, supervisora clínico-institucional de CAPS II).

-9h30: Dúvidas da plenária

-10h30: Manifestação de propostas e aprovação pela plenária

-13h: Recepção e Apresentação

-13h30: Conferência “Drogas na Infância e Adolescência: Compreender para Prevenir”, com  José Robson Samara Rodrigues de Almeida Junior (Psiquiatra da Infância e Adolescência – SMS/SJRP; HABM/SJRP; PAI/Jaci)

-14h45: Discussão da mesa, com Edna Cristina Thomé de Souza (Pedagoga; Coordenadora da Comunidade Terapêutica Só Por Hoje – SJRP; conselheira do CONDECA/SP e do CMDCA/SJRP);  Cristiana Beatrice Lykouropoulos (Fonoaudióloga, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Educação, supervisora clínico-institucional de CAPS II) e Luciana Aparecida Nogueira Da Cruz (Psicóloga – Mestre e Doutora em Educação pela UNESP; Depto. de Educação da UNESP/SJRP)

-16h: Dúvidas da plenária e encerramento do evento.

Deixe seu comentário


Recomendado para você

  • alecrim1.png
  • Estar-Bem-logo.png