Região

Rio Preto: Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo atinge meta

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo terminou na última sexta-feira, 14, com a meta de 95% atingida, em Rio Preto. A cobertura vacinal contra a poliomielite ficou em 95,97%, enquanto que a de sarampo atingiu 95,52%. Destinada a crianças de um a menores de cinco anos, a campanha tinha como objetivo vacinar todas as crianças dessas faixas etárias, visto que as doses eram de reforço.

Para a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Barcelos, o resultado é positivo. “Gostaríamos de ter alcançado cobertura vacinal de 100%, mas esse resultado é satisfatório e mostra que as famílias estão preocupadas em manter a carteira de vacinação de seus filhos em dia, o que é superimportante para não trazermos essas doenças de volta ao município”, afirmou.

A partir de agora, a vacinação contra a pólio e o sarampo volta a ser feita de acordo com o calendário vacinal de rotina. Para a primeira, o esquema é feito com cinco doses, aos dois, quatro e seis meses de vida e dois reforços, aos 15 meses e 4 anos de idade. Já para o sarampo, são duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de vida.

As doses estão disponíveis nas salas de vacinas das unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Nas UBS Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano, Rio Preto I e Jaguaré, a sala de vacina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h30.

Deixe seu comentário