Folha Regional

Queda de cabelo pós parto

Durante a gravidez, a elevação de hormônios é responsável por diversas alterações no organismo da mulher. Nesse período, os cabelos tornam-se mais volumosos e fortes; porém, com a chegada do bebê, inicia-se uma fase chamada queda de cabelos pós-parto, que tanto preocupa as recém-mamães.

Essa queda de cabelos começa cerca de um a três meses após o parto e, na verdade, é um dos sinais de que o organismo está reajustando seu equilíbrio hormonal. Cada fio do cabelo apresenta um ciclo natural de desenvolvimento, em que o fio cresce e por fim cai. Na gestação, a fase de crescimento exibe uma duração maior, o que faz com que o cabelo fique mais cheio. Após o parto, o ciclo capilar finalmente se completa, ou seja, os fios que se desprendem nesse período são aqueles que não caíram nos últimos meses.

A intensidade da queda de cabelos pode variar entre uma mulher e outra, principalmente se houver algum nível de estresse associado – o que geralmente ocorre! -, seja devido ao procedimento do parto ou ao início da amamentação.  O importante é tranquilizar-se, pois esse é um processo benigno e em geral é auto-limitado, com posterior reposição dos fios perdidos.

No entanto, algumas doenças podem prolongar e piorar a queda de cabelos. Assim, torna-se imprescindível o acompanhamento com um dermatologista especialista em cabelos a fim de descartar distúrbios que podem estar presentes. Além disso, uma queda brusca de fios pode ser o gatilho para o início da calvície, principalmente em mulheres com predisposição genética. Nesses casos, uma avaliação completa, associada a exames específicos, podem diagnosticar o que realmente está acontecendo no couro cabeludo.

O cabelo faz parte da auto-estima de toda mulher, assim é importante cuidar antes, durante e após a gestação. Adotar hábitos saudáveis, como dieta equilibrada, ingestão hídrica adequada e até suplementos alimentares podem ser necessários, porém sempre com orientação médica! Com todos esses cuidados, além da queda não ser excessiva, os fios novos crescerão saudáveis e fortes, garantindo bem estar para esse período tão especial.

Deixe seu comentário

Da Redação

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular