Aproveitando o feriado de carnaval, vamos, excepcionalmente, interromper as colunas sobre planejamento estratégico e vamos falar um pouco mais sobre autoconhecimento. Afinal, apesar de o carnaval ser uma época de folia, nada impede que você aproveite o período para refletir sobre como estão as coisas na sua vida e planejar as mudanças necessárias.
Construir a vida que queremos e merecemos viver pode ser um pouco mais difícil na prática. Isso porque, nem sempre conseguimos planejar tudo e, mesmo quando conseguimos, o planejamento nem sempre sai como pensamos que seria.
Quando isso acontece, frequentemente nos sentimos frustrados, achamos que não merecemos o que almejamos e por vezes acabamos desistindo. Mas será essa a verdade? Será que um erro de planejamento ou de execução podem definir quem você é e o seu futuro?
Quando nos propomos a desenhar nossos objetivos de vida é preciso nos prepararmos para as dificuldades do processo. Precisamos entender que projetos exigem atenção e ajustes constantes.
Se você está vivendo algo assim, comece reconhecendo as falhas, não somente as suas, mas também as do cenário externo. Afinal, muitas coisas mudam e impactam seu projeto sem que você tenha controle sobre elas. Considere se é o caso de arrumar a casa e recomeçar ou, quem sabe, não é até mesmo o caso de deixar esse projeto para lá? Quem sabe ele nem mais cabe na sua vida, não se trata de desistir, mas de objetivamente entender o papel desse objetivo na sua vida como um todo.
Nesse momento, precisamos ser honestos e ter coragem para olhar o que está errado e por que. Reconhecermos que algo deu errado em nossas vidas é doloroso. Mas temos duas opções: sentir a dor e pena de nós mesmos, ou aprender com o erro e assumir que a mudança só depende de nós mesmos.
Se você já está preparado para assumir as rédeas da sua vida em suas mãos, aqui vão algumas colocações para te ajudar a pensar sobre o que fazer quando um projeto não sai como o planejado:
*Reconheça as falhas, mas não sofra por elas.
*Analise qual a melhor decisão a ser tomada.
*Crie metas palpáveis e se dedique ao que precisa ser feito.
*Em um projeto, a direção é mais importante que a velocidade, às vezes ficar parado pode ser melhor do que mudar a direção, outras vezes, mudar a direção é tudo o que resta para salvar um projeto.
*Procure ajuda para estabelecer novas metas e novas ações. Lembre-se que duas cabeças pensam melhor que uma.
Não se esqueça de que só aquele que se propõe a realizar algo pode errar. E que resultados adversos não definem ninguém, pois o que define uma pessoa não são as falhas, mas sua postura diante delas. Por último e de extrema importância, lembre-se de ser gentil com você mesmo. Mude, acelere e faça o que precisa ser feito, mas sempre com foco e com respeito a você e a sua trajetória.
Surgiu alguma dúvida? Gostaria de compartilhar alguma conclusão que esse texto trouxe para você? Escreva para mim, pelo facebook ou pelo e-mail!! Vou adorar receber a sua opinião e te ajudar nessa incrível jornada que é a construção de uma carreira e de uma empresa!