Projeto do Prefeito João Dado pode dar agilidade na aposentadoria em Votuporanga

A implementação do INSS Digital em Votuporanga depende de um acordo de cooperação técnica com o município que pode ser aprovada pela Câmara Municipal

O Prefeito João Dado enviou um projeto à Câmara Municipal de Votuporanga para implantar na cidade o INSS Digital.

Segundo o Prefeito, “o projeto INSS Digital tem por finalidade instituir uma nova forma de atendimento aos cidadãos, com rapidez e segurança, substituindo a tramitação de processos em papel pelo modo digital, ou como popularmente conhecido por meio eletrônico. Caberá ao Município ceder o espaço físico e um servidor, que recebera o treinamento necessário por parte do INSS. Relevante é o fato de no Estado de São Paulo nosso Município poderá ser o pioneiro na implantação deste projeto”.

O que é o INSS Digital?

Atualmente, os brasileiros precisam comparecer pessoalmente a uma agência do INSS para receber atendimento ou ter acesso a determinados serviços. No entanto, o órgão está mudando a sua forma de atender ao público e digitalizando os seus canais.

Com o INSS Digital, os contribuintes podem requerer benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise de forma digital. Ou seja, não é necessário agendar atendimento online numa agência, tampouco esperar dias e até mesmo meses para que falar com um atendente e oficializar a solicitação.

Como enviar a documentação do INSS pela internet?

Aos poucos, o INSS está oferecendo o serviço de envio de documentos pela internet. Com esse recurso, o segurado pode encaminhar a sua documentação digitalizada para que um servidor da Previdência Social possa analisar, em qualquer lugar do país. Assim, não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

A plataforma INSS Digital está sendo disponibilizada através de um acordo de cooperação técnica. Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS.

Através desse acordo de cooperação, o cidadão conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e aposentadoria.

Similar Posts

%d bloggers like this: