“As cobranças indevidas ocorrem, na maioria das vezes, por serviços de interatividade ou aplicativos nos celulares. Os abusos são constatados na telefonia móvel com jogos, notícias, horóscopo, previsão do tempo, otimismo, músicas, entre outros serviços”, explicou a diretora do Procon de Votuporanga, Andrea Isabel da Silva Thomé.
Quem já passou ou está passando por situações semelhantes precisa acessar o link http://sistemas.procon.sp.gov.br/formularios/index.php?r=survey/index/sid/479338/newtest/Y/lang/pt-BR# e registrar a reclamação. Para isso, é necessário ter em mãos os dados do consumidor, titular da linha, e a fatura onde consta a cobrança indevida.
A diretora do Procon explica ainda que a reclamação digital possibilitará o desenvolvimento de ações mais rigorosas por parte da Diretoria de Fiscalização da Fundação Procon SP. “Porém, quem preferir também pode nos procurar para registrar a reclamação de forma presencial, no Procon de Votuporanga”, ressaltou Andrea.
Ranking
As três empresas mais reclamadas no Procon de Votuporanga, neste ano, são operadoras de telefonia móvel. São mais de 500 registros relacionados às cobranças indevidas ou abusivas. No total, essas instituições do setor de telefonia integram o grupo de Serviços Essenciais, que somam mais de 1,2 mil reclamações em 2017.
A unidade local atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua São Paulo, 3741, próximo à praça Matriz ou pelo telefone (17) 3422-8930.