Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. Pensando em auxiliar os pais na hora da compra dos presentes e garantir a segurança dos pequenos, o Procon Rio Preto preparou algumas dicas e orientações:
Pesquisa de Preços
O primeiro passo é definir com antecedência qual presente pretende comprar e o valor que pode gastar. É interessante após a definição do produto, fazer algumas pesquisas de preços, pois a variação de um estabelecimento para o outro pode ser bem grande.
Ofertas
O Procon recomenda que o consumidor guarde o panfleto ou tire foto do anúncio feito pelo estabelecimento com as promoções de determinados produtos. A loja é obrigada a cumprir a oferta, desde que não tenha vencido o prazo da promoção que também deve ser exposto junto ao anúncio.
Atenção ao Selo do Inmetro
A procura por brinquedos nesta data é bem grande, por isso, para garantir a segurança da criança o ideal é que o consumidor verifique se o produto tem o selo do Inmetro. A certificação é obrigatória para todo brinquedo vendido no Brasil, mesmo que seja um produto importado.
Faixa Etária
É importante verificar sempre antes da compra a faixa etária indicada, principalmente se o presente for um brinquedo para criança de pouca idade, pois os produtos podem conter peças pequenas e fáceis de soltar ou com pontas finas, colocando a segurança da criança em risco.
Brinquedos
Além do selo do Inmetro e a indicação da faixa etária, também é importante verificar se o brinquedo necessita de um manual de instruções e solicitar ao vendedor.
Roupas e calçados
A troca por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma decisão facultativa do estabelecimento, mesmo que a roupa ou calçado não sirva na criança a troca dependerá da loja. Mas se na hora da compra o vendedor falar que aceita mesmo que não haja defeito na mercadoria, exija que ele especifique na nota fiscal ou carimbe o prazo para efetuar a troca.
Garantia legal
O prazo para reclamações em caso de defeito é de 30 dias para produtos não duráveis (como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (como aparelhos celulares, geladeira, televisão).
Nota fiscal
Exija sempre a nota fiscal. É ela que sempre comprova a relação do consumo e que será de extrema necessidade caso haja algum problema com o produto.
Por fim, o Diretor do Procon Rio Preto, Prof. Arnaldo Vieira, enfatiza sobre a importância da pesquisa de preços: “O produto pode ter uma variação de preço significativa de uma loja para a outra, além dos descontos que alguns estabelecimentos oferecem para despertar o interesse do consumidor. Por isso, é importante e aconselhável que essa pesquisa seja realizada antes da finalização da compra”.
Vieira também faz um alerta sobre o selo do Inmetro nos brinquedos: “mais importante do que conseguir um produto por um preço bacana, é a qualidade do brinquedo que garante a diversão e a segurança das crianças. Deve-se verificar sempre se o produto é certificado pelo Inmetro”.
PROCON Rio Preto
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 3122 – Centro, São José do Rio Preto
Tel: 17 3235-6880 / 17 3233-9527