Premiação da Olimpíadas de Matemática será dia 5 na Concha

author
2 minutes, 14 seconds Read

Evento acontece dia 05/10, às 19h, na Concha Acústica; na primeira fase 4 mil alunos realizaram a prova

Ansiedade é a palavra para definir o sentimento dos alunos que prestaram no último dia 28 de julho a 3ª e última fase da Olimpíada de Matemática de Rio Preto (OMRP) – Polo Votuporanga, organizada pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Unesp – São José do Rio Preto. O motivo é que a data para o anúncio do resultado final já está marcada. No próximo dia 05 de outubro, a partir das 19h, a Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” será palco da entrega das medalhas e menções honrosas aos participantes. 

O evento vai premiar 176 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Votuporanga e de outros oito municípios da região, pelo bom desempenho nas três etapas da prova. Dos alunos que receberão a honraria, cerca de 30 são estudantes matriculados na rede municipal de ensino. 

Os finalistas serão premiados com 27 medalhas de ouro, 33 pratas, 43 bronzes e 73 menções honrosas, além de receberem certificado de participação, divididos em quatro níveis conforme a faixa etária: A (5º anos do ensino fundamental), 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º) e 3 (1º e 2º anos do Ensino Médio).

A primeira fase da Olimpíada reuniu cerca de 4 mil alunos, desses, foram classificados para a segunda fase cerca de 1 mil alunos. As provas das duas primeiras consistiram em questões objetivas. Já para a terceira e última fase foram classificados 200 alunos, sendo a prova dissertativa e com questões baseadas em conteúdos desenvolvidos ao longo da Jornada Olímpica, que este ano aconteceu entre os dias 11 e 13 de julho, e contou com a presença de mais de 180 alunos. A preparação foi feita com instruções dos professores do curso de Matemática da Unesp de Rio Preto.

Foram aprovados para a última etapa 41 alunos da rede municipal, sendo 37 alunos do nível A (5º ano), 2 do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental) e 2 do nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental). 

 

Parceria 

Em seus 16 anos de realização, a OMRP envolve inúmeros alunos e professores de diversas escolas. Por esse motivo, a partir de 2017 a olímpiada ganhou um novo polo, Votuporanga. 

A parceria com a Unesp visa despertar ainda mais interesse dos alunos e descobrir novos talentos na área. O trabalho começou com uma reunião realizada no início de 2017, com a presença do prefeito João Dado, do vice Renato Martins, da secretária municipal da Educação, Encarnação Manzano, e do Dirigente Regional de Ensino, José Aparecido Duran Neto.

 

Similar Posts

%d bloggers like this: