Folha Regional

Prefeitura de Votuporanga promove curso preventivo a arboviroses

Orientações serão intensificados junto aos proprietários de ferros velhos; curso realizado pela Vigilância Sanitária Municipal, visa cuidados na prevenção das doenças

Em Votuporanga, a Secretaria da Saúde da Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, realizará, na próxima quarta-feira (30/01), um curso para cuidados na prevenção de arboviroses, doenças causadas pelo Aedes Aegypti, entre elas, dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya. 

O curso terá início às 14h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Saúde. A capacitação visa instruir proprietários de ferros velhos da cidade a tomarem cuidados específicos em seus ambientes de trabalho.

O evento conta com palestra ministrada pelo Coordenador da Vigilância Ambiental, biólogo Nilton Cesar Santiago. Além dele, o chefe do Serviço de Avaliação da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Nestor Cyriaco, também irá palestrar sobre o assunto.

Ao concluir o curso, os participantes receberão certificados. 

Ações de combate

Para garantir o bem-estar da população, agentes de saúde e endemias da Prefeitura estão intensificando ações de combate ao Aedes em Votuporanga. 

As equipes de agentes realizaram em todo ano de 2018, pouco mais de 393 mil visitas, sendo entre casa a casa, bloqueios contra criadouros, pontos estratégicos, imóveis especiais e outros. O Setor também realiza rotineiramente, e intensifica durante este período de chuvas, arrastões, bloqueios, pulverizações, eliminação de criadouros e um trabalho de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros. Em 2019, o trabalho de visitas e inspeção nos imóveis continua de maneira intensificada.

O Setor orienta a população a manter os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Deixe seu comentário

Da Redação

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular